últimas

CAOS NA SAÚDE | Para Dra. Mayara, caos na Saúde é comprovado com falta de medicamentos nos principais hospitais de Manaus

Na Maternidade Ana Braga, Zona Leste da capital, primeiro local da vista de segunda-feira (25), a parlamentar constatou que o estoque de mais de 70 medicamentos está em situação crítica / Fotos: Dhyeizo Lemos

Amazonas | Brasil

A falta de itens essenciais como antibióticos e materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos chamou a atenção da Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara (PP).
Na Maternidade Ana Braga, Zona Leste da capital, primeiro local da vista de segunda-feira (25), a parlamentar constatou que o estoque de mais de 70 medicamentos está em situação crítica. “É muito grave, pois uma das principais maternidades do Estado trabalha no limite, muitos medicamentos estão zerados, o que é muito preocupante”, ressaltou.

Foi solicitado da direção uma lista com todos os medicamentos e insumos em falta para uma análise mais detalhada sobre o estoque. A diretora geral da Maternidade, Glauria Said, admitiu o problema. “Nós estamos no limite, trabalhando para fazer os ajustes e tentar minimizar estas dificuldades”, completou.  A visita contou com a participação dos outros deputados membros da comissão, Dermilson Chagas (PDT), Ricardo Nicolau (PSD)  e Wilker Barreto(PHS).

No Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, também na Zona Leste, a situação é a mesma. Cerca de 30 remédios no limite ou zerados. Insumos básicos, como fios de sutura essencial para a realização de procedimento cirúrgico, também estão em falta. As cirurgias são um problema porque das sete salas apenas três funcionam. Para os médicos do local, outro problema crônico é a realização de cirurgias eletivas que não consegue atender a demanda.

28 DE AGOSTO

Mais cedo, no plenário da Aleam, a deputada Dra. Mayara já havia alertado os parlamentares sobre o caos na Saúde. No Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus, todas as cirurgias foram canceladas desde a última sexta-feira (22). “Sem compressa cirúrgica não tem como fazer o procedimento, o que é um absurdo. Por isso, faço um apelo ao Governo do Estado para que tome as rédeas da situação e faça um planejamento para tirar a saúde da UTI”, afirmou a parlamentar. 
Durante a semana, as visitas da Comissão de Saúde devem continuar nas principais instituições de Manaus.

Texto: Assessoria da Deputada 
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)
Fotos: Dhyeizo Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal Região Amazônica Criado por Templateism.com Customizado por © Jmil Alves (92) 99271-3330

Copyright © 2015 Região Amazônica. Todos os direitos reservados.. Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates