O projeto denominado “Ponte de Safena”, idealizado pelo empresário Jeovam Barbosa, que pretende construir uma rodovia de 434 quilômetros de extensão e três pontes (duas no Rio Amazonas e uma no Rio Tapajós), para ligar o Amazonas ao Pará, tem aprovação de todos os municípios por onde passaria a via terrestre, conforme Jeovam, mas aguarda um parecer favorável do Governo do Amazonas.
Segundo Jeovam Barbosa, o projeto foi entregue ao Governo do Amazonas na gestão de José Melo. Com a cassação do mandato do ex-governador, ele apresentou novamente o projeto ao governador Amazonino Mendes, que, segundo ele, gostou da proposta. “Está faltando só o governador assinar. Está na mesa dele. A justificativa dos órgãos é que não tem recurso para isso. A Seinfra diz que não tem dinheiro”, disse o empresário.
Conforme o idealizador, há dois bancos internacionais interessados em financiar o projeto. Além deles, segundo Jeovam, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) liberaria R$ 6 bilhões para investimento na obra, mas tudo depende da aprovação do Governo do Estado. “O projeto está liberado no BNDES, no valor de R$ 6 bilhões. O banco, inclusive, já mandou especialistas aqui no Estado, que aprovaram a viabilidade técnica. O Bird e o BAI (Banco Africano de Investimentos) já deram documentos dizendo que também querem o projeto, eles estão interessados”.
No ano passado, os municípios de Itacoatiara, Urucurituba, Maués e Aveiro/PA, por onde a estrada passaria, assinaram um protocolo de intenção para o Consórcio Rodoviário Intermunicipal, que manifesta a união das prefeituras para a construção da estrada, onde também foram realizadas audiências públicas onde foi manifestado interesse de todas as prefeituras. “O sonho é interligar nosso estado ao restante do País, haverá mais desenvolvimento na nossa região, nós estaremos realmente conectados ao País por meio dessa rodovia”, disse Jeovam Barbosa.
Fonte: A Crítica
Fonte: A Crítica
Se realizado, o projeto será a recolocação de Itacoatiara e todos os outros municipios alcançados pela ideia no mapa de deselvolvimento. Na decada de 80, no Governo Lindoso, se chegou a pensar em.exportar cassitweita da Mina do Pitinga pelo porro da Velha Cerpa, local mais profundo do Amazonas que podeeia receber navios de grande calado sem que enxalhassem. Desde quando o autor da udeia me apresentou o projwro, acreditei nele e decidi apoiá-lo!
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