últimas

NOTA DE REPÚDIO | A Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas  (ADEAM) emitiu nota de repúdio sobre a atitude ocorrida pela direção do HPS 28 de Agosto de barrar o deputado Wilker Barreto impedido de exercer sua atividade
O deputado Wilker Barreto (PHS), foi barrado de maneira arbitrária pela direção do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto / Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação

Amazonas | Brasil 

Na manhã de ontem, sábado  (23), o deputado Wilker Barreto (PHS), foi barrado de maneira arbitrária pela direção do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, impedido de exercer sua atividade que é de fiscalizar. 

Nota na íntegra 

ADEAM - Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas

NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas  (ADEAM) repudia de forma veemente a atitude ocorrida na manhã de ontem, sábado  (23), quando o deputado Wilker Barreto (PHS), foi barrado de maneira arbitrária pela direção do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, impedido de exercer sua atividade que é de fiscalizar. O parlamentar é amparado pela Constituição do Estado do Amazonas que diz em seu artigo 28, inciso XV, que é de competência exclusiva da Assembleia Legislativa do Estado, logo, idelegável, "fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta". A Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas  (ADEAM) estudará as diversas formas de obter a reparação por essa agressão ao Estado Democrático de Direito na violação das prerrogativas do Deputado Wilker Barreto.

Manaus, 24 de Fevereiro de 2019

Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas  (ADEAM)



Fonte: Assessoria de Comunicação 

Associação dos Deputados e Deputadas do Amazonas  (ADEAM)

=====================================================================================

FALTA MÉDICOS NO INTERIOR | Ausência de médicos no interior do Amazonas é questionada por Josué Neto
Em seu pronunciamento, Josué Neto afirmou que a falta de médicos principalmente na zona rural e áreas indígenas é uma preocupação, já que os moradores estão sem os profissionais há três meses / Foto: Divulgação/Aleam

Amazonas | Brasil

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), questionou, na manhã de quarta-feira (20), se a extinção da relação com Cuba é mais importante do que a presença de médicos nos municípios do interior. O deputado fez o questionamento se referindo às vagas em aberto no Estado que totalizam 216 vagas, prejudicando pelo menos 600 mil pessoas.

Em seu pronunciamento, Josué Neto afirmou que a falta de médicos principalmente na zona rural e áreas indígenas é uma preocupação, já que os moradores estão sem os profissionais há três meses. 

“O que será mais importante, a extinção dessa relação com Cuba ou médicos presentes na zona rural e nas áreas indígenas? E eu não estou defendendo o médico cubano, o que precisamos é de médicos presentes, pode ser de qualquer nacionalidade. O profissional do ‘Mais Médicos’ não diz que é cubano, ele diz que é ‘Mais Médicos’. Hoje ele é sinônimo de ausência e esse é um dos serviços que os nossos amazonenses mais precisam”, pontuou o presidente.

Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira Josué Neto, a pedido da 1ª vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB), concedeu uma Cessão de Tempo para o secretário do município de Tapauá (447 km de Manaus) e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Januário Neto, que discorreu sobre o problema de ausência dos médicos no interior.

Januário explicou que desde o dia 14 de novembro do ano passado o Governo cubano rescindiu a parceira com o Governo brasileiro, retirando 322 médicos de 58 municípios do Amazonas e que o déficit ainda hoje é de 216 vagas. “No primeiro edital recebemos com muita esperança a inscrição de 318 médicos para 322 vagas, mas infelizmente somente 108 se apresentaram e hoje temos apenas 104 médicos realmente trabalhando e ocupando as vagas em aberto”, explicou.

Segundo dados do Cosems-AM, nos municípios de Boa Vista do Ramos, Japurá, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá e Santa Isabel do Rio Negro estão os casos mais alarmantes.

O secretário lembrou ainda a base do programa ‘Mais Médicos’, que segundo ele é formada por três eixos: a alocação imediata de profissionais para lugares inóspitos, criação do maior número de vagas do curso de medicina em universidades públicas e a melhoria da estrutura física das unidades básicas de saúde. Ele defendeu que o programa volte às suas origens.

Texto: Assessoria do Deputado

Gabinete do Deputado Josué Neto (PSD)

======================================================================================

FORTALECIMENTO À SAÚDE NO INTERIOR | Dra. Mayara quer fortalecer a atenção básica na Saúde Pública
O primeiro encontro do grupo presidido por Dra. Mayara aconteceu na manhã da sexta-feira (22). Entre os pontos destacados pela parlamentar, estão o reforço da atenção básica em todos os municípios / Foto: Dhyeizo Lemos

Amazonas | Brasil

“Vamos diagnosticar todos os problemas da saúde, já pedimos da Susam todos os números, para analisar a situação e saber quais serão as medidas prioritárias. Mas, já em um primeiro momento, pretendemos lutar pela atenção básica em todo o Estado”, ressaltou Dra. Mayara, durante a primeira reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O primeiro encontro do grupo presidido por Dra. Mayara aconteceu na manhã da sexta-feira (22). Entre os pontos destacados pela parlamentar, estão o reforço da atenção básica em todos os municípios, visando à diminuição de gastos dos grandes hospitais e a melhoria dos atendimentos.

Outra luta reiterada pela deputada é o fortalecimento do interior. Dra, Mayara explicou que isso acontecerá, por meio, da descentralização dos atendimentos e com o reforço dos Polos de Saúde em municípios que são referência.

“Essa é uma saída para qualificar o atendimento. Inclusive, já estamos discutindo com a Susam, a fim de olharmos com mais carinho para o interior”, ressaltou Dra Mayara.
Dra. Mayara pediu que as cidades do interior, sejam incluídas no remanejamento do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). 

Assim, dos 40 % do FTI para a saúde, 15% (R$ 52 milhões) seriam enviados exclusivamente, nesse primeiro momento aos 11 municípios de Gestão Plena. O recurso vai ser utilizado para a compra e manutenção de equipamento dos hospitais.
A reunião da Comissão de Saúde da Assembleia, contou com a participação dos deputados Carlinhos Bessa (PV) e Ricardo Nicolau (PSD). 

Nesses dois anos de trabalho, a ideia é levar a Comissão para junto da sociedade, cooperativas e instituições ligadas ao setor, para definir uma estratégia de ação em todas as frentes do segmento.

Texto: Assessoria da Deputada 
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)

Foto: Dhyeizo Lemos

================================================================================

CRISE NA SAÚDE NO INTERIOR | Deputados debatem crise na saúde que deixa 600 mil pessoas sem assistência
A presença do secretário municipal de Saúde do município de Tapauá (distante 447 km em linha reta de Manaus), Januário Neto, mobilizou a maioria dos deputados na discussão em torno de problemas como a mudança no Programa Mais Médicos / Foto: Divulgação/Aleam

Amazonas | Brasil

A presença do secretário municipal de Saúde do município de Tapauá (distante 447 km em linha reta de Manaus), Januário Neto, mobilizou a maioria dos deputados na discussão em torno de problemas como a mudança no Programa Mais Médicos e da liberação de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para socorrer a saúde.

Januário Neto, que também é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), foi convidado pela vice-presidente deputada Alessandra Campêlo (MDB) para expor no Plenário a situação de crise na saúde pública nos municípios do interior. O secretário defendeu a necessidade de se ter uma política de contratação de médicos para o interior, assim como de melhorar a estrutura do serviço aeromédico para atender a todos os municípios. 

Segundo ele, o governo federal só vai começar a contratar novos médicos a partir de abril e até lá o interior vai continuar sem médicos, com pelo menos 600 mil pessoas sem direito a assistência. Para a deputada Mayara Pinheiro (PP), o Estado precisa cuidar da saúde com qualidade, criar um programa e se comprometer com a sociedade. O deputado Wilker Barreto (PHS) disse que a profissão de médico deve ser tratada como uma política de Estado e fez referência a uma lei aprovada na Aleam em 2013, ainda não regulamentada, que prevê a contrapartida dos formandos da UEA oriundos do interior para fazer estágio nos municípios de origem. 

A deputada Alessandra Campêlo disse que a crise na saúde “é algo que a gente precisa enfrentar e precisa decidir”. A vice-presidente da Aleam propôs ainda que a Casa redija um documento para ser subscrito por todos os deputados, para ser encaminhado à bancada federal, que representa todo o povo do Amazonas, cobrando um posicionamento mais efetivo. “O que não pode é a gente ficar sem médico por causa de uma questão política entre Brasil e Cuba”, disse. Tambpém participaram da discussão os deputados Serafim Corrêa (PSB), Delegado Péricles (PSL) e Dr. Gomes (PSD).

Fonte: Diretoria de Comunicação da ALEAM

Foto: Divulgação/ALEAM

========================================================================================

FTI NA SAÚDE | “O debate deve ser amplo”, diz Saullo Vianna sobre uso do FTI na Saúde
Saullo lembrou que a questão específica da utilização do FTI, nesse momento, é para ajudar a pagar dívidas passadas com cooperativas e prestadores de serviços, mas o recurso não existe ainda / Foto: Divulgação/ALEAM

Amazonas | Brasil

Um dia após reunião com deputados, na qual o governador Wilson Lima (PSC) apresentou esboço do Projeto de Lei que visa remanejar recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para minimizar problemas na Saúde.

O assunto foi tema  de grande parte da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na terça-feira (19).
A matéria chegou na Aleam na tarde desta terça e, seguindo o rito normal de tramitação, será enviada às Comissões Técnicas e aos parlamentares. Para ter acesso aos recursos, estimados em R$ 350 milhões, o governador precisa ter voto da maioria dos 24 deputados.
Para o deputado Saullo Vianna (PPS), que participou da reunião realizada na sede do governo na segunda-feira (18), o projeto não deve ser apreciado sem ampla discussão no Parlamento. Apesar de reconhecer que a Saúde enfrenta um dos seus piores momentos, Saullo defende que a matéria não tramite em regime de urgência.

“Eu defendo que a matéria tem que tramitar em regime normal e não em regime de urgência. É um assunto que deve ser debatido exaustivamente no seio das Comissões e no Plenário. A Assembleia não quer ser empecilho, mas antes de votar precisamos analisar detalhadamente a mensagem que Governo reenviou para Casa”, frisou.

Saullo lembrou que a questão específica da utilização do FTI, nesse momento, é para ajudar a pagar dívidas passadas com cooperativas e prestadores de serviços, mas o recurso não existe ainda. “Essas dívidas foram negociadas com as cooperativas, prestadores de serviço, e o pagamento será feito de forma escalonada. Porém, esse recurso não existe ainda, não está no caixa do FTI. Esse recurso será arrecadado mês a mês”, explicou.

O deputado adiantou que vai participar da reunião com os prefeitos do interior na Aleam, previamente agendada para o próximo dia 25. De acordo com o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, a maioria dos prefeitos não está satisfeita com a matéria que vai tirar recursos do interior para tentar resolver a crise na Saúde.

Texto: Assessoria do Deputado 


Gabinete do Deputado Saullo Vianna (PPS)

=========================================================================================

MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE | João Luiz realiza mutirão de doação de sangue para ajudar oceanógrafa
De acordo com João Luiz, as doações irão ajudar a oceanógrafa e ainda vão abastecer o estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) / Fotos e filmagem: Mauro Smith e Nayane Silva

Amazonas | Brasil

Ao tomar conhecimento de que familiares da oceanógrafa Joana Silva Fernandes, de 26 anos, fizeram campanha na internet em busca de doadores de sangue, o deputado estadual João Luiz (PRB), realizou, na manhã de terça-feira (19), um mutirão para suprir a necessidade da paciente que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Lúcio.

O mutirão de doação contou com o apoio de amigos, funcionários e parentes dos colaboradores do gabinete do parlamentar. “Este ato demonstra o quanto as pessoas são solidárias umas com as outras. Essa atitude renova nossa fé e esperança na melhora da saúde da Joana”, afirmou o irmão da oceanógrafa, Gabriel Silva Fernandes. 

De acordo com João Luiz, as doações irão ajudar a oceanógrafa e ainda vão abastecer o estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). “Temos de nos unir em prol de quem precisa. Hoje é a oceanógrafa quem está precisando da doação de sangue, amanhã poderá ser um de nós. Por isso é importante realizar ações como esta, pois incentiva outras pessoas a fazer o mesmo”, disse o parlamentar republicano.

João afirma que aproximadamente 40 pessoas, entre amigos e funcionários do seu gabinete, vão fazer uma grande doação durante essa quarta-feira (20), no Hemoam. “Muitas pessoas vão participar do grande mutirão de doação de sangue, pois temos de fazer uma corrente humana para ajudar a quem precisa, além de colaborar para o aumento do estoque da FHemoam. Sabemos que a demanda é muito grande em nosso Estado neste período do ano”, finalizou. 

Pedido de ajuda

Familiares da oceanógrafa Joana Silva Fernandes, de 26 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Lúcio, na Zona Leste, foram às mídias sociais pedir doações de sangue para salvar a vida da profissional.

A oceanógrafa participava de um passeio no Encontro das Águas, em Manaus quando se sentiu mal e foi levada a uma unidade de saúde em Manaus e por conta do estado grave de saúde foi direto para a sala de cirurgia. Joana já passou por três procedimentos a fim de tratar o volvo intestinal, que é uma espécie de nó no intestino.

Texto: Assessoria do Deputado 
Gabinete do Deputado João Luiz (PRB)


Fotos e filmagem: Mauro Smith e Nayane Silva

============================================================================================

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UEA | Dr. Gomes apoia criação de Hospital Universitário da UEA

Segundo informou o deputado, esse será o primeiro hospital universitário da UEA e a implantação acontecerá por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) / Foto: Divulgação/ALEAM

Amazonas | Brasil

O anúncio da criação do Hospital das Clínicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), feito pelo governador Wilson Lima (PSC) durante a abertura do ano letivo da instituição, realizado na última segunda-feira (18), foi celebrado pelo deputado Dr. Gomes (PRP) em seu pronunciamento nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Segundo informou o deputado, esse será o primeiro hospital universitário da UEA e a implantação acontecerá por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O termo de cooperação entre as instituições acadêmicas deverá ser assinado em até 30 dias e, quando estiver em funcionamento, o hospital oferecerá atendimento em 17 especialidades médicas.

“Através desse hospital, a população terá mais uma opção de atendimento médico, e de enorme qualidade”, afirmou o parlamentar. Dr. Gomes, que é médico, disse que deve louvar a iniciativa do Governo Estadual, além de se alegrar, desde já, pelo fato de que os futuros médicos formados pela UEA ainda melhor capacitados tecnicamente e cientificamente.

Texto: Diretoria de Comunicação da ALEAM

Foto: Divulgação/ALEAM


========================================================================================

APREENSÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL | Adaf apreende aproximadamente 1 tonelada de produtos de origem animal em empresa de Manaus
Os produtos apreendidos foram levados ao Aterro Sanitário Municipal da capital para serem destruídos e destinados à compostagem / Foto: Divulgação/Ascom/Adaf
Manaus | Amazonas | Brasil

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), apreendeu, na segunda-feira (18/02), aproximadamente, 1 tonelada de produtos de origem animal da empresa J.A Fernandes, localizado no bairro Tarumã, avenida do Turismo, zona centro-oeste de Manaus.

De acordo com a Adaf, a empresa estava funcionando sem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e sem as devidas condições higiênicos-sanitárias previstas na legislação de inspeção de origem animal.

Entre os produtos apreendidos - já embalados e prontos para o comércio - estavam mortadela, calabresa, carne de frango e linguiça. A ação contou também com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV).

Os produtos apreendidos foram levados ao Aterro Sanitário Municipal da capital para serem destruídos e destinados à compostagem.

Entre os produtos apreendidos - já embalados e prontos para o comércio - estavam mortadela, calabresa, carne de frango e linguiça / Foto: Divulgação/Ascom/Adaf
Lei Estadual

A Adaf desempenha o serviço assegurada pela Lei N°.4.223, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre a Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos Animais no Estado do Amazonas.

A lei regula a obrigatoriedade da inspeção e a fiscalização sanitária de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produto vegetal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito no território do estado.


Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf)

=========================================================================================

PACOTE DE MEDIDAS PARA A SAÚDE | Governador Wilson Lima anuncia medidas para reduzir déficit na saúde do Amazonas
O governador Wilson Lima anunciou, na tarde de segunda-feira (18/02), um pacote de medidas que serão adotadas para reduzir o déficit na área da saúde / Foto: Bruno Zanardo/Secom
Amazonas | Brasil

O governador Wilson Lima anunciou, na tarde de segunda-feira (18/02), um pacote de medidas que serão adotadas para reduzir o déficit na área da saúde, com prioridade para pagamento de salários.

Entre as ações está o uso de parte do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para sanar dívidas herdadas na área da saúde, conforme projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O anúncio foi feito na sede do Governo, zona oeste de Manaus, durante entrevista coletiva com a presença do vice-governador e secretário de Saúde, defensor Carlos Almeida, do secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, do presidente da Aleam, Josué Neto, e outros 14 deputados estaduais. Além do uso de parte do FTI, o governador elencou como medidas a captação de recursos por meio de operações de crédito e a antecipação de royalties recebidos pelo estado.

Antes de detalhar as medidas, o governador apresentou indicadores da situação financeira do Amazonas. “Nós tivemos um aumento na arrecadação de 11% (em janeiro) em relação ao ano passado. Mas quando realizamos todos os pagamentos das despesas obrigatórias e encargos gerais, sobra R$ 154 milhões. O crescimento foi de pouco mais de 2%, algo em torno de R$ 3 milhões de reais. E só na área da saúde temos uma despesa mensal de R$ 180 milhões”, pontuou o governador.

O anúncio foi feito na sede do Governo, zona oeste de Manaus, durante entrevista coletiva com a presença do vice-governador e secretário de Saúde, defensor Carlos Almeida, do secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, do presidente da Aleam, Josué Neto, e outros 14 deputados estaduais / Foto: Bruno Zanardo/Secom

Wilson Lima ressaltou que o gasto com pessoal é um dos maiores fatores para o déficit. “Infelizmente é uma conta que nunca fecha. Nós temos mais despesas do que receita. De 2010 a 2017 os custos com pessoal aumentaram 91% e a receita aumentou 61%, ou seja, não vai bater. Estamos fazendo um esforço muito grande com a Assembleia Legislativa, órgãos de controle, empresas e cooperativas para que a gente possa sanar dívidas na área de saúde e as pessoas não fiquem desassistidas”, informou o governador.

FTI – Entre as principais medidas apontadas para que o estado possa sanar dívidas herdadas e manter pagamentos em dia está a alteração da Lei 2.826/2003, que trata do FTI.

“Propomos que 40% do FTI sejam utilizados para a saúde. Desse valor, que deve girar em torno de R$ 350 milhões, de acordo com a nossa projeção, 85% serão destinados para mão de obra, ou seja pagamentos de salários. Os outros 15% (aproximadamente R$ 50 milhões) serão para aquisição de equipamentos e materiais permanentes no interior, também na área de saúde”, detalhou Wilson Lima.

Receberão os recursos os municípios que possuem gestão plena em saúde: Benjamin Constant, Borba, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. “Se houver excesso de FTI, serão destinados até 10% desses recursos para os municípios que não possuem gestão plena em saúde”, frisou o governador.

Recurso do interior – Wilson Lima enfatizou que o interior do Amazonas não será prejudicado. “O dinheiro destinado ao interior não vai ser comprometido. Tanto que colocamos como condicionante que parte desses recursos sejam aplicados no interior. Vale lembrar que todo recurso tem uma parte destinada ao interior, como educação, parte do FTI que é destinada à Sepror, que trata do desenvolvimento do setor primário. Então não haverá perdas para os prefeitos e para os municípios”, assegurou.

Wilson Lima afirmou que conta com o apoio de todos os deputados. “Estou conversando com todos e trabalhando com os parlamentares que estão muito empenhados em resolver os problemas do Amazonas / Foto: Bruno Zanardo/Secom

Votação na Aleam – O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, informou que os parlamentares estão aguardando a matéria referente ao uso dos recursos do FTI na saúde chegar à Assembleia. “A previsão é que chegue essa semana. Quando chegar, vamos conversar com os colegas que fazem parte das comissões permanentes que têm o objeto na área da saúde, serviços públicos, finanças, para que a gente possa fazer a tramitação. Se o governo explicar que nós vamos precisar tramitar em regime de urgência, nós temos duas formas: uma comissão especial ou atendendo a um pedido de tramitação com as comissões em conjunto, um membro de cada comissão”, disse Josué Neto.

Wilson Lima afirmou que conta com o apoio de todos os deputados. “Estou conversando com todos e trabalhando com os parlamentares que estão muito empenhados em resolver os problemas do Amazonas. Eu vejo a coisa dessa forma, não importando se é base aliada, independente, oposição, situação. Acho que precisamos entender que temos uma causa maior pela qual lutar”, enfatizou o governador que, antes da coletiva, reuniu-se com 19 parlamentares estaduais, na sede do Governo.

Operações de crédito – De acordo com o governador, o estado está em contato com bancos nacionais e internacionais para operações de crédito. A estimativa é obter cerca de R$ 300 milhões em crédito junto a instituições brasileiras e aproximadamente US$ 150 milhões com bancos internacionais.

“Estamos fazendo esses empréstimos porque o nível de endividamento do estado nos permite fazer isso. Nós temos um limite de aproximadamente R$ 900 milhões para empréstimos. Estamos fazendo de forma responsável, para honrar os pagamentos”, afirmou.

Royalties – Também foi anunciada a antecipação de royalties recebidos pelo estado. “Vamos abrir uma carta consulta para antecipação de royalties, vamos trabalhar para que haja um crescimento real da receita administrativa e nos próximos 15 dias”, destacou o governador, antecipando que um plano de austeridade será lançado e detalhado em breve.

Cronograma de pagamento – O governador também assumiu o compromisso de estabelecer um cronograma de pagamentos na área da saúde, tanto de despesas de 2019 quanto de dívidas herdadas de governos anteriores.

“Referente ao mês de dezembro, já pagamos todas as empresas de recursos humanos. Algumas estão pendentes por conta de documentação, mas o dinheiro está em caixa, serão pagas assim que as documentações forem regularizadas. Em fevereiro vamos pagar todos os serviços que foram prestados em janeiro e vamos pagar 33,33% de um dos meses que está atrasado”, adiantou Wilson Lima.

Ele adiantou que, em março, será pago integralmente o mês de fevereiro e mais 33,33% do mês em atraso que já tiver começado a ser pago. “Em maio vamos conversar com as empresas para renegociar os meses que ainda estarão atrasados. E então já poderemos dar retorno a respeito das medidas que estão sendo adotadas agora”, detalhou Wilson Lima.

Fotos: Bruno Zanardo / Secom


Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação Social

===========================================================================================

FALTA DE REMÉDIOS NO 28 DE AGOSTO | Wilker Barreto realiza nova visita ao Hospital 28 de Agosto, volta a constatar falta de remédios vitais e ouve reclamação de usuários
Volto ao 28 de Agosto e constato que ainda temos muitos medicamentos que não foram repostos. Queria estar aqui tranquilizando o povo do Amazonas e ver o estoque reabastecido, disse o deputado / Fotos: Wilkinson Cardoso
Saúde | Amazonas | Brasil

O deputado estadual Wilker Barreto (PHS) voltou a realizar uma visita de fiscalização no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, zona Centro-Sul de Manaus, no sábado (16).

O parlamentar que é voz ativa na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em prol da saúde da população, foi ao local e voltou a constatar a falta de remédios essenciais e vitais na unidade. Denúncias de usuários, pacientes e funcionários do local quanto ao sistema em colapso foi recebida pelo deputado.

No sábado passado (16/02), Wilker recebeu das mãos do diretor do 28 de Agosto, Dr. Eduardo Mesquita, a lista de medicamentos em falta e retornou à unidade para averiguar a reposição do estoque. Na última semana, a base aliada do governador Wilson Lima (PSC) na Aleam garantiu que os hospitais foram reabastecidos. De acordo com a gerência da unidade de saúde, ainda faltam 55% dos remédios serem repostos.

“Volto ao 28 de Agosto e constato que ainda temos muitos medicamentos que não foram repostos. Queria estar aqui tranquilizando o povo do Amazonas e ver o estoque reabastecido. O diretor do hospital correu para o mato. Não quis me atender. O que recebi de informações dos funcionários foram as mais sinceras possíveis. São 55% de remédios que estão em falta. São 29 essenciais e 18 vitais que ainda não estão nas prateleiras. A falta desses medicamentos está tirando a vida dos pacientes do hospital e do povo. Foram inúmeras as reclamações que recebi. Não vou parar enquanto o estoque não for reabastecido”, declarou o deputado estarrecido com a situação da unidade.

“Os médicos não são os culpados. Muitos deles se esforçam, mas não existe remédio. Ouvi atentamente os funcionários, os terceirizados que estão há cinco meses sem receber, os acompanhantes que estão vendo seus entes queridos padecerem sem remédio e sem leito. Está um caos. O que mais me entristece e denunciei na Assembleia é a prioridade do governador em pagar 20 milhões para as empresas que operam no sistema prisional, muitos dos contratos em caráter emergencial, e não vejo a mesma atenção para a saúde. Estamos em colapso”, alertou o parlamentar.

Mais denúncias
Marilena Fernandes está com o cunhado, Javier Antonio Ramires, há dois dias no 28 de Agosto. Segundo relatou a enfermeira, o senhor de 69 chegou de Maués com muitas dores e necessita realizar uma endoscopia com urgência. No entanto, não existe previsão para o exame. “É um absurdo o que está acontecendo aqui. Meu cunhado tem idade e veio de Maués passando muito mal e está há dois dias sentado numa cadeira aguardando esse exame. Os médicos, enfermeiros, têm boa vontade, mas o que não temos aqui é condição. Eu gostaria muito que o governador Wilson Lima pudesse vir aqui e testemunhasse como estão as coisas. É desesperador”, disse Marilena em tom de indignação.

A situação não é diferente para o massoterapeuta, Glauber Pires, 51. Com a mãe, Maria de Oliveira, 90 anos, com suspeita de AVC, restou para ele levar a genitora carregada nas costas, assim que chegou ao 28 de Agosto, em virtude da falta de cadeira de rodas.

“É um absurdo. Minha mãe chegou por volta das 10h com sintoma de AVC e não tinha uma cadeira de rodas, ou uma maca. Tive que carregar minha mãe até a sala de atendimento médico. Da última vez formalizei uma denúncia escrita para o diretor do hospital e nada foi solucionado. Agora está faltando uma seringa de gasometria e pode agravar a situação dela por não ter esse material”, lamentou o massoterapeuta, mostrando-se indignado com o governador. “Se eu comprar um ovo eu pago imposto. O governador é bom com o microfone na mão. Numa hora dessas, enquanto eu estou com a minha mãe ele deve estar no lazer dele. Eu posso perder minha mãe. Sou um cidadão, minha mãe é uma cidadã e merece respeito”, bradou.

Texto: Assessoria do Deputado 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (PHS)



Fotos: Wilkinson Cardoso

==========================================================================================

RECURSOS DO FTI AO INTERIOR | Pedido da Dra Mayara é aceito e recursos do FTI para a saúde, serão destinados também ao interior do Estado
Os irmãos do interior não podem ficar desassistidos”. Com essa frase, a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Dra Mayara Pinheiro (PP), comemorou a inclusão do apelo dela ao Governo do Estado para incluir o interior no Projeto de Lei (PL) / Fotos: Dhyeizo Lemos
Amazonas | Brasil

“Os irmãos do interior não podem ficar desassistidos”. Com essa frase, a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Dra Mayara Pinheiro (PP), comemorou a inclusão do apelo dela ao Governo do Estado para incluir o interior no Projeto de Lei (PL) que destina recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a saúde.

Na sexta-feira (15), na Sala da Presidência da Aleam, foi realizada uma reunião com a presença do secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, para definir os ajustes finais da proposta final.  “É importante lembrar que na semana passada o projeto retornou ao Governo por não atender às necessidades da saúde do Amazonas. Nós sempre falamos que só íamos aprovar se o resultado fosse bom para a população”, afirmou Mayara.

Do orçamento total previsto para o Fundo - R$ 874 milhões, 350 milhões ou 40% serão distribuídos para a área.  A capital fica com R$ 298 milhões (25%), valor usado prioritariamente para o pagamento de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de limpeza. Os 15% restantes, correspondentes a R$ 52 milhões vão para o interior. Neste primeiro momento 11 municípios com Gestão Plena terão o benefício. São eles: Benjamin Constant, Fonte Boa, Borba, Humaitá, Presidente Figueiredo, Tefé, Coari, Manacapuru, Maués, Parintins e Itacoatiara.

Para Mayara Pinheiro, esse é apenas o primeiro passo e sinaliza um investimento para o interior. “Eu não me esqueci dos moradores dos outros municípios. É óbvio que existe uma escassez de recursos. Por isso, pedi para acrescentar no projeto que se houver um superávit na arrecadação, 10% serão destinados a estas cidades com hospitais sucateados, falta de equipamentos, entre outros problemas”, ressaltou a parlamentar. Esse ajuste no FTI deve retornar à Assembleia nesta segunda-feira (18), para ser discutido e entrar em votação.

Texto: Assessoria da Deputada 
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (PP)


Fotos: Dhyeizo Lemos

==========================================================================================

PROJETO DO FTI | Informações que faltavam no projeto do FTI foram acrescentados após questionamento de Dermilson Chagas
Essas informações não estavam no primeiro projeto enviado à Assembleia no início dessa semana e que foi questionado pelo deputado Dermilson na tribuna da Casa Legislativa na última quarta-feira (13), na qual afirmou que a proposta não era segura / Foto: Márcio Gleyson
Amazonas | Brasil

Uma minuta do projeto de lei que repassa recursos do FTI para quitar dívidas com as cooperativas médicas e para o sistema da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) foi entregue ao deputado Dermilson Chagas (PP) pelo Secretário de Estado da Fazenda (Sefaz) Alex Giglio, na sexta-feira (15) na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A minuta do projeto contém a validade que indica até quando o recurso do FTI pode ser utilizado para áreas, as porcentagens de 40% dos recursos do FTI para saúde, dos quais 15% serão destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes para os municípios com gestão plena do Sistema de Saúde, 85% para o pagamento de terceirizados de mão de obra e despesas correntes que integram o sistema Sepror.

Essas informações não estavam no primeiro projeto enviado à Assembleia no início dessa semana e que foi questionado pelo deputado Dermilson na tribuna da Casa Legislativa na última quarta-feira (13), na qual afirmou que a proposta não era segura. “Após minhas críticas, o projeto foi retirado de tramitação e hoje o secretário reunido comigo e com os meus colegas, incluiu as informações que eu havia cobrado, dando essa segurança para todos”, disse.

Dermilson ainda ressaltou que não é contra a saúde e que se realmente não houver alternativa de quitar as dívidas com as cooperativas médicas, ele votará a favor, mas que continuará lutando para que o recurso do FTI seja aplicado na sua origem. “Um recurso que é para contribuir e promover a interiorização de desenvolvimento econômico e social do Amazonas”, afirmou.

Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)


Foto: Márcio Gleyson

===========================================================================================

POLÍTICA | Mensagem Governamental sobre o FTI volta para Aleam, garante Carlinhos Bessa
A mensagem deve chegar a Casa ainda nessa segunda-feira (18) e deverá entrar na pauta para discussão amanhã. O detalhamento técnico foi realizado de acordo com o combinado, disse o deputado / Foto: Alexandre Linhares
Amazonas | Brasil

O deputado e líder do Governo, Carlinhos Bessa (PV) anunciou que a Mensagem Governamental que visa remanejar recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para pagar as dívidas da saúde retornará para apreciação dos deputados na próxima Sessão Plenária, terça-feira (19).

“A mensagem deve chegar a Casa ainda nessa segunda-feira (18) e deverá entrar na pauta para discussão amanhã. O detalhamento técnico foi realizado de acordo com o combinado. Reunimos com os secretários de Governo e com os parlamentares para definição do uso da verba”, disse o deputado.

Sobre a utilização dos recursos, o líder garantiu que a porcentagem a ser utilizada não trará impacto negativo para as áreas vitais do interior. “Ficou acertado a utilização de até 40% do contingente, sendo que 15% desse valor será para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para os 11 municípios que possuem hospitais plenos no interior e 85% especificamente para pagamento de pessoal terceirizado que prestam serviços para o Governo do Estado”, concluiu.

Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)


Foto: Alexandre Linhares

========================================================================================

CRIAÇÃO HOSPITAL DA UEA | ‘Assembleia pronta para ajudar Hospital Universitário da UEA’, diz Alessandra Campêlo
Com certeza essa foi a boa notícia do evento de hoje. O Hospital Universitário possivelmente vai usar a estrutura do Hospital Delphina Aziz, que hoje é sub-utilizada, disse Alessandra logo após o anúncio do governador / Foto: Jimmy Christian
Saúde | Amazonas | Brasil

Presente na solenidade de abertura do ano letivo da Universidade do Estado do Amazonas na manhã desta segunda-feira (18), a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), considerou um avanço para a saúde e a educação dos amazonenses o anúncio do governador Wilson Lima (PSC) das tratativas iniciais para criação do Hospital Universitário da UEA.

“Com certeza essa foi a boa notícia do evento de hoje. O Hospital Universitário possivelmente vai usar a estrutura do Hospital Delphina Aziz, que hoje é sub-utilizada. Sendo um hospital-escola, junta a estrutura do Estado com a estrutura da universidade, apoio da própria Universidade Federal do Amazonas e vai ter um convênio de cooperação técnica com a USP. Então você traz o que tem de melhor em termos de Medicina e o Estado precisa disso”, disse Alessandra logo após o anúncio do governador.

Na ocasião, o Governo do Estado informou que está sendo alinhado um termo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP). A expectativa é que o Hospital Universitário da UEA ofereça mais de 15 especialidades médicas, entre elas Ortopedia e Urologia.

Na condição de representante do Poder Legislativo na abertura do ano letivo da UEA, a vice-presidente colocou a Assembleia à disposição para colaborar com a consolidação do projeto, que pode ser um marco tanto na educação quanto nos serviços de saúde oferecidos aos amazonenses. “No que passar pela Assembleia, com certeza esse projeto terá apoio dos deputados, acredito, inclusive, que de todos para criação desse hospital. O que vier para melhorar a Assembleia está pronta a ajudar”, concluiu Alessandra.

Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)


Foto: Jimmy Christian

=========================================================================================

IMPLANTAÇÃO DO HOSPITAL DA UEA | Governador Wilson Lima anuncia implantação do Hospital da Universidade do Estado do Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, na manhã desta segunda-feira (18/02), uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de São Paulo (USP) para a implantação do Hospital da UEA / Foto: Diego Peres/Secom
 Saúde | Amazonas | Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, na manhã desta segunda-feira (18/02), uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de São Paulo (USP) para a implantação do Hospital da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do ano letivo da UEA, realizada no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), zona sul de Manaus, com transmissão para os alunos do interior do estado. Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de saúde, defensor Carlos Almeida, o secretário de educação, Luiz Castro, e o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

“Nós vamos implantar o Hospital Universitário da Universidade do Estado do Amazonas. Essa semana estamos montando o grupo de trabalho e daqui a um mês vamos assinar um Termo de Cooperação com a USP. A parceria que está sendo feita entre UEA e USP, com o acompanhamento da Susam, é um grande passo que a gente dá, não só para ajudar nossos acadêmicos, mas principalmente para ajudar a população”, enfatizou o governador.

A parceria que está sendo feita entre UEA e USP, com o acompanhamento da Susam, é um grande passo que a gente dá, não só para ajudar nossos acadêmicos, mas principalmente para ajudar a população”, enfatizou o governador / Foto: Diego Peres /Secom
A nova unidade será um reforço para áreas que apresentam déficit no atendimento. “Nessa unidade que vamos implantar, o Estado do Amazonas vai atender mais de 17 especialidades, incluindo urologia e ortopedia, que são os grandes gargalos do atendimento na área de saúde”, destacou Wilson Lima.

Educação e desenvolvimento – O governador visitou, ainda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). O UNA-SUS Amazônia é um espaço de produção científica para desenvolvimento de tecnologias para a Educação à Distância em Saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet.

“Nenhuma grande sociedade se desenvolve plenamente sem que ela tenha os pés fincados na educação. A educação é a base mais segura para o desenvolvimento. A UEA tem um papel fundamental nesse processo, sobretudo no novo momento pelo qual passa o Amazonas. Temos a responsabilidade de fazer com que as pessoas voltem a acreditar nas instituições, no governo e na universidade, que tem um potencial muito grande para crescimento.

O governador visitou, ainda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). O UNA-SUS Amazônia é um espaço de produção científica para desenvolvimento de tecnologias para a Educação à Distância em Saúde / Foto: Diego Peres/Secom

Educação integrada – Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o início das tratativas para a implantação do hospital representa um renascimento para a saúde e para a educação do Amazonas. “Vai requalificar a saúde no aparelho formador, desenvolvendo um modelo para o Sistema Único de Saúde integrando as três fases: atenção primária, secundária e terciária - papel do hospital universitário. Isso vai reduzir muito o encaminhamento de pacientes para fora do estado, qualificando e redesenhando esse modelo de atenção que nós temos no estado”, pontuou Costa.

O planejamento do sistema de educação do estado inclui ações intersetoriais envolvendo UEA e Seduc, a partir de 2019. “Pretendemos executar um trabalho para ocupar o tempo ocioso dos alunos, selecionando estagiários da UEA para serem monitores de projetos e ações psicossociais e socioculturais no contraturno dos alunos da rede estadual, supervisionado por profissionais. O objetivo é reduzir o índice de abandono escolar, principalmente no Ensino Médio. Vamos trabalhar isso junto com a UEA”, informou o secretário de educação, Luiz Castro.

Novidades - A UEA inicia as atividades acadêmicas deste ano com 5.337 novos alunos, que passarão a estudar na instituição nas unidades da capital e do interior. Durante o evento foram anunciadas novidades para os acadêmicos, como a TV UEA, que será produzida nas dependências da universidade e vai ao ar pela internet; além de mudanças no portal, que passa a contar com versões adaptadas para dispositivos móveis.


Fotos: Diego Peres / Secom


==============================================================================================

HOSPITAL DELPHINA AZIZ | Governador Wilson Lima inaugura mais dez leitos de UTI no HPS da Zona Norte de Manaus
O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (15/02), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte (Delphina Aziz) / Foto: Diego Peres/Secom
 Saúde | Amazonas | Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, na sexta-feira (15/02), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte (Delphina Aziz), ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo custos com uso de leitos de UTI da rede privada. A meta do Governo do Estado é estruturar a unidade para que passe a funcionar de forma plena.

"A gente vai trabalhar para que, até o final desses quatro anos, estejamos fazendo com que o Delphina Aziz funcione na sua plenitude e em sua integralidade", disse o governador. O HPS, inaugurado em 2014, quatro anos depois, ainda funciona com menos da metade da sua capacidade instalada. Somente de UTI, a capacidade é para 50 leitos e, hoje, com os dez novos abertos hoje, conta com 20. No total, em todo o hospital, são 170 leitos ativados e 216 esperando para entrar em operação.

Segundo Wilson Lima, os leitos de UTI estão sendo ativados para melhorar a capacidade de atendimento do hospital, que recebe principalmente a população da zona norte da capital, e também para servir de retaguarda para as demais unidades da rede estadual de saúde.

O governador ressalta que, além de reduzir o déficit, o reforço de leitos de UTI traz economia para o estado, uma vez que reduz também a compra direta na rede complementar, que vem sendo feita para evitar que pacientes venham a óbito. "Antes a gente gastava algo em torno de R$ 400 mil para alugar UTIs na rede privada e, hoje, com o aumento de pessoal para trabalhar nessas UTIs, nós vamos gastar R$ 200 mil, ou seja, uma economia de 50% e um benefício muito maior", afirmou.

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Vanessa Lima, apontou o trabalho que está sendo realizado na pasta para a melhoria da oferta de atendimento à população. “Como o governador já manifestou, a saúde é uma prioridade desse governo, nós temos tido completo apoio para abrir novos leitos e, com isso, desafogar a rede e acolher essas famílias, acolher essas pessoas que têm peregrinado no sistema de saúde”, ressaltou.
O vice-governador e secretário de Saúde, defensor Carlos Almeida, afirma que a Susam pretende entregar, nos próximos dias, mais nove leitos de UTI e três salas cirúrgicas no Hospital Universitário Francisca Mendes / Foto: Bruno Zanardo/Secom
Mais leitos

O vice-governador e secretário de Saúde, defensor Carlos Almeida, afirma que a Susam pretende entregar, nos próximos dias, mais nove leitos de UTI e três salas cirúrgicas no Hospital Universitário Francisca Mendes. Na maternidade Ana Braga, serão reativados 11 leitos de UTI neonatal e seis de UTI materna, que estavam bloqueados por falta de condições de funcionamento. Outros 19 leitos de UTI neonatal, que estavam funcionando de forma precária, estão sendo preparados para funcionar adequadamente na Ana Braga.

Leitos em SPA 

Ainda nesta sexta-feira, foram entregues dois leitos de emergência no SPA Danilo Corrêa, dobrando a capacidade de atendimento. Conforme a diretora da unidade, Patrícia Carvalho, o SPA fica em um ponto estratégico, próximo a dois terminais e ao shopping, o que gera muita demanda. "O Samu traz pacientes constantemente. Então, com quatro leitos na sala de emergência, com certeza vai melhorar muito o atendimento da demanda do estado, por isso nós estamos muito contentes que nessa gestão nós tivemos oportunidade de ampliar esses leitos", destacou.

Wilson Lima reafirmou que a saúde pública é prioridade e que, por isso, o Governo está buscando todas as alternativas para garantir o pagamento de fornecedores de bens e serviços do setor / Foto: Diego Peres/Secom
FTI

Em relação ao uso de parte do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para cobrir despesas da área da saúde, o governador Wilson Lima afirmou que o valor a ser empregado – estimado entre R$ 250 milhões a R$ 260 milhões – não vai prejudicar o interior do estado. 

“O recurso que é destinado ao interior vai continuar sendo destinado ao interior. Inclusive, uma das propostas que a gente está incluindo na mensagem para a Assembleia Legislativa é que parte desses recursos utilizados aqui na capital seja utilizado em saúde no interior, com equipamento e também com pessoal”, explicou.

Wilson Lima reafirmou que a saúde pública é prioridade e que, por isso, o Governo está buscando todas as alternativas para garantir o pagamento de fornecedores de bens e serviços do setor. “A gente não vê nenhum problema em redesenhar (a destinação do FTI) da maneira que a Assembleia achar mais interessante. O importante é que a gente tem que resolver essa situação, a gente tem que resolver esse problema”, disse.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação Social

Fotos: Bruno Zanardo e Diego Peres - Secom

===================================================================

CONTRATOS SEM LICITAÇÃO | Wilker Barreto protocola requerimentos convocando secretários para Aleam

A convocação foi feita, por meio de requerimento protocolado, na manhã da terça-feira (12), pelo deputado estadual Wilker Barreto (PHS) / Foto: Joel Arthus
Amazonas | Brasil

A falta de leitos e medicamentos nos hospitais, contratos da educação sem licitação, contratação de buffets no valor de R$ de 1,2 milhão terão que ser explicados pelos secretários de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Casa Civil aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A convocação foi feita, por meio de requerimento protocolado, na manhã da terça-feira (12), pelo deputado estadual Wilker Barreto (PHS). 

O humanista, que é líder da oposição no parlamento estadual, solicita do secretário da Susam e vice-governador, Carlos Almeida, a previsão para o reabastecimento e reposição do estoque de remédios, informações sobre procedimentos licitatórios, assim como os leitos disponíveis na capital. No documento, diretores de unidades hospitalares também foram convocados.

“Eu queria estar parabenizando o Governo por repor os estoques vitais e eu não quero aqui ganhar no discurso, pois se assim for, quem perde é a população. Os números que eu trouxe são reais e até a presente data ninguém questionou nenhuma informação que foi passada por mim. Entreguei em mãos à base do Governo os itens específicos dos medicamentos que estão faltando no 28 de Agosto, pois o que me preocupa é o tempo que falta para que esses itens vitais possam chegar. Eu faço um questionamento pontual: se nesse exato momento os hospitais de emergência e urgência conseguem atender perfeitamente”, disse Wilker.

No último final de semana, Barreto alertou que o Hospital e Pronto-Socorro  28 de Agosto (Av. Mário Ypiranga, 1581 - Adrianópolis) não têm 52 itens essenciais de medicamentos. Desses, um total de quatro são considerados vitais para pacientes, ou seja, indispensáveis para um tratamento. Além disso, o parlamentar ainda identificou que 23,60% de medicamentos essenciais estão zerados na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e, que deste montante, 3,75% correspondem a medicamentos vitais. Este último número equivale a uma relação de 60 itens em estoque zero.

Contrato sem licitação

No requerimento, o secretário da Seduc, Luiz Castro, terá que explicar a contração sem licitação da empresa Bringel Medical Distribuidora de Medicamentos LTDA, que vai prestar serviços odontológicos em unidades móveis e consultórios instalados nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI’s). Da Casa Civil, Wilker Barreto convoca o secretário, Leandro Benevides, para dar informações sobre a necessidade do quinto termo aditivo no valor de R$ 1.295.293,80 para a contratação de serviços de buffet.

“A emergência está ficando uma prática neste Governo. A saúde, a educação, todos estão entrando em emergência e precisam de ações rápidas para sanar o caos. O que eu peço é ser informado e poder passar isso à população. Necessito de explicações, de documentos, de prazos. Trabalho com isso, com a realidade, e o que eu vejo, e o que está chegando a mim, é um verdadeiro colapso”, frisou o parlamentar

Texto: Assessoria do Deputado 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (PHS)

Fotos: Joel Arthus


==========================================================================

CAIXA PRETA DA SAÚDE | “A caixa preta da saúde nunca foi aberta como agora”, diz Joana Darc (PR)

A parlamentar começou seu trabalho na vice-liderança, destacando as ações do governador Wilson Lima (PSC) na batalha para acabar com o caos instalado na saúde pública do Estado / Foto: Fábio Romão
Amazonas | Brasil

“Não permitirei nenhuma injustiça, de quem se calou durante todas as gestões anteriores”, avisou a deputada estadual Joana Darc Protetora dos Animais (PR), ao falar na manhã desta terça-feira (12), pela primeira vez da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), como vice-líder do Governo.

A parlamentar começou seu trabalho na vice-liderança, destacando as ações do governador Wilson Lima (PSC) na batalha para acabar com o caos instalado na saúde pública do Estado.

De acordo com Joana Darc, desde que assumiu o Executivo Estadual, Wilson Lima e sua equipe trabalham em medidas urgentes para sanar os principais gargalos do sistema, que são a falta de medicamentos e pagamento de pessoal.

“A Central de Medicamentos recebeu uma recente remessa de 500 mil comprimidos. Pessoas com transtornos psicológicos e autismo, por exemplo, tem risperidona assegurada por cinco meses. Assim como, os pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), já têm a sua disposição inúmeros medicamentos, que desde novembro de 2018, estavam em falta”, explicou Joana.

Apresentando ao plenário, planilhas que comprovam a compra dos medicamentos, a deputada Jona Darc, lembrou que no novo momento político da Assembleia Legislativa, não cabem mais discursos sensacionalistas, e sim diálogos que promovam as soluções dos problemas, que “foram deixados pelas administrações dos últimos 30 anos”.

“Não existe mais espaço para a politica de ‘p’ pequeno. A Assembleia está fazendo seu papel, com os colegas deputados articulando com Governo e empresas. Mas, é preciso que algumas pessoas ao invés de criticar por criticar, também apresentem soluções”, ponderou Joana.

Texto: Assessoria da Deputada 
Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)

Foto: Fábio Romão

==================================================================

RECONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE | Dr. Gomes diz que governo trabalha na reconstrução do sistema de saúde

O parlamentar reconhece que o sistema está estrangulado e que precisa de ações enérgicas para funcionar
 Foto: Divulgação/Aleam
Amazonas | Brasil

O deputado Dr. Gomes (PRP), em pronunciamento da terça-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destacou que o governo está trabalhando na reconstrução de todo o Sistema de Saúde do Estado.

O parlamentar reconhece que o sistema está estrangulado e que precisa de ações enérgicas para funcionar.

Dr. Gomes informou que o secretário Estadual de Saúde (Susam), Carlos Almeida Filho, juntamente com sua equipe de técnicos, está trabalhando no sentido de dar respostas positivas a sociedade. “Falta muita coisa ainda, inclusive medicamentos, mas o governo trabalha no sentido de resolver esse problema”, disse.

O deputado disse que nesta segunda-feira (11) o secretário Carlos Almeida reuniu, na Susam, mais de 40 diretores de unidades de saúde, tanto de baixa, média e alta complexidade e todo segmento estatal de saúde, visando equacionar esses problemas. “Esses gestores, que são os profissionais que estão na ponta, saíram esperançosos”, assegurou.

Segundo Dr. Gomes, ficou decidido que em 15 dias a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) estará com o seu estoque abastecido em pelo menos 50%. “Todas as medidas já foram tomadas por meio de licitações, atas, a fim de que os medicamentos estejam à disposição da população”, disse o deputado, frisando que a Cema possui o medicamento risperidona para atender em torno de 4 mil pacientes. 

O parlamentar disse ainda que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) adquiriu sete tipos diferentes de medicamentos que são utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico.

Texto: Margarida Galvão
Diretoria de Comunicação


Foto: Divulgação/Aleam

============================================================================

EM DEFESA DO GOVERNO | Cabo Maciel defende governo na discussão sobre o caos na saúde pública


Para Maciel, o governo atual só tem 40 dias e “não pode e não tem o poder de Jesus Cristo” para resolver o que o governo que ganhou uma eleição suplementar não fez durante um ano / Foto: Divulgação/Aleam
Amazonas | Brasil

Debatendo a questão da saúde estadual, o vice-líder do governo deputado Cabo Maciel (PR) fez pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), durante o grande expediente da terça-feira (12), para afirmar que “se falta medicamento hoje é porque o governo passado não teve a coerência de cuidar da saúde do Amazonas”. 

Para Maciel, o governo atual só tem 40 dias e “não pode e não tem o poder de Jesus Cristo” para resolver o que o governo que ganhou uma eleição suplementar não fez durante um ano. 

De acordo com Cabo Maciel o governo passado deixou R$ 2,1 bilhões em dívidas, sendo R$ 1,1 bilhão em dívidas e R$ 1 bilhão em débitos orçamentários para 2019, o que resultou num verdadeiro estrago de salários deixados para o novo governo. Dos valores citados, o deputado explicou que só no ano de 2018 acumularam R$ 600 milhões, dos quais R$ 450 milhões em salários e mão de obra terceirizados - médicos e enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e pessoal de apoio - e ainda restou do ano de 2017, R$ 500 milhões. 

Além das dívidas deixadas na área da saúde, o deputado lembrou que foi encontrado na Central de Medicamentos do Estado (Cema) somente 12% do estoque, mas poderia ser 50% se o governo passado tivesse providenciado o abastecimento. Com todos esses problemas, o governo ainda teve de esperar até o dia 21 de janeiro a reabertura do sistema da Secretaria de Fazenda (Sefaz), para abrir os processos para se fazer as licitações. “O processo licitatório já foi aberto e já começou a chegar novos medicamentos”, disse.

Texto: Assessoria do Deputado 

Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PR)

====================================================================

AÇÕES PARA A SAÚDE E PRODUÇÃO RURAL | Carlinhos Bessa destaca ações para saúde e produção rural no Amazonas

Trago aqui as boas notícias das ações do Governo para a saúde: remédios como a risperidona e os medicamentos utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico do FCecon, que estavam em falta desde o ano passado, já foram reabastecidos / Foto: Assessoria de Comunicação
Amazonas | Brasil

O deputado e líder do Governo, Carlinhos Bessa (PV), usou a tribuna do Plenário Ruy Araújo, na manhã de hoje (12) para anunciar os investimentos e ações do Governo do Amazonas nas áreas de saúde e produção rural.

Bessa iniciou seu pronunciamento no pequeno expediente destacando a escolha da deputada Joana Darc (PR) e do deputado Cabo Maciel (PR) para compor a vice-liderança do Governo no parlamento. “Estou muito feliz com as escolhas do governador Wilson Lima. Com a experiência do deputado Cabo Maciel e a articulação da deputada Joana, teremos a oportunidade de trazer à essa Casa as matérias e deliberações do Governo em benefício do povo do Amazonas”, disse.

O parlamentar expôs a importância da entrega dos implementos agrícolas realizada pelo Governo do Estado na manhã de ontem como incentivo à produção rural. “Os 60 implementos agrícolas entregues ontem, irão beneficiar 40 municípios em todo Estado e isso garante o fluxo da economia e incentivo ao trabalhador rural”, destacou.

O deputado esclareceu questões acerca do reabastecimento de medicamentos nas unidades de saúde. “Trago aqui as boas notícias das ações do Governo para a saúde: remédios como a risperidona e os medicamentos utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico do FCecon, que estavam em falta desde o ano passado, já foram reabastecidos”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, em pouco mais de um mês de gestão, o governador está refazendo e cumprindo os acordos que não haviam sido executados. “O pagamento de 80% do valor devido aos prestadores de serviço em saúde, da competência de dezembro, já foi liberado. O montante equivale a R$ 93 milhões, superior aos R$ 65,7 milhões acordado”, garantiu.

Para Bessa, a transição de Governo e o rombo financeiro deixado foram fatores agravantes para a situação da saúde. “O Estado tem hoje R$ 1 bilhão e R$ 100 milhões só em dívidas, mais R$ 1 bilhão de déficit orçamentário. O governador Wilson Lima está trabalhando para realizar o remanejamento de outras áreas para cumprir os acordos e cobrir o rombo nessa área que é prioritária para a população”, afirmou.

Já no grande expediente, o líder do Governo apresentou um planejamento de compra por ata e dispensa de licitação com o relatório analítico de estoque dos medicamentos a serem distribuídos para as unidades de saúde. “Trago para essa sessão uma lista com mais de 1.600 itens que começaram a ser entregues no dia 4 de fevereiro. Até o dia 9 de março será concluída a entrega de medicamentos e insumos suficientes para os próximos três meses”, concluiu.

Foto/Texto: Assessoria do Deputado 

Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)

================================================================

CONTRATOS DA CEMA | Dra Mayara pede urgência na revisão de contratos da Cema
Para a parlamentar, é preciso regularizar com urgência o abastecimento, especialmente com remédios básicos como para dor de cabeça e soro / Foto: Dhyeizo Lemos
Amazonas | Brasil

Setecentos itens dentre os medicamentos essenciais para a Saúde estão praticamente zerados em toda a Rede Pública do Estado. Foi o que a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara (PP), constatou durante visita, nesta segunda-feira (11), a Central de Medicamentos do Amazonas(Cema).

Para a parlamentar, é preciso regularizar com urgência o abastecimento, especialmente com remédios básicos como para dor de cabeça e soro.

“Os números são alarmantes; 12% do estoque para três meses, 25% do estoque para um mês, 25% por cento é quase nada. Se a gente for levar em consideração realmente os itens essenciais, é ainda mais impactante. São medicações, insumos que a gente precisa muito no dia a dia, e quando estão em falta refletem diretamente no atendimento ao paciente”, ressaltou a deputada.

O coordenador da Cema, Antônio Peixoto, admitiu que a situação de medicamentos é preocupante e a prioridade do atual governo é reorganizar a Central. Segundo ele, uma dificuldade tem sido as dívidas com os fornecedores. “Nós estamos buscando negociar, os valores passam dos R$ 30 milhões de reais. Sabemos que solucionando este problema, podemos ter o nosso crédito de volta e assim voltar a reforçar o estoque", concluiu Peixoto. 

Para se ter uma ideia da gravidade, só com um dos fornecedores para a área de nutrição, a dívida é de mais de R$ 2 milhões. “Eu acho que precisa de uma urgência na revisão desses contratos. Precisamos de um controle de estoque mais efetivo. É um atraso muito grande o Amazonas hoje ainda não dispor de um controle de estoque a começar aqui no coração da Saúde que é a Cema. Por isso, a informatização da Susam é fundamental para resolver essa deficiência”, afirmou Dra. Mayara. A deputada ainda pediu toda a relação dos medicamentos em falta para uma análise mais criteriosa e assim tomar as providências necessárias.

Fonte/Texto: Assessoria de Comunicação 
Gabinete da Deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP)
Foto: Dhyeizo Lemos

====================================================================
SAÚDE NO AMAZONAS | “Precisamos da união dos parlamentares”, diz Carlinhos Bessa sobre caos na saúde
Bessa afirmou que as críticas feitas durante a sessão plenária não propõem a solução do problema enfrentado e que o tema vem sendo debatido desde o final do ano passado / Foto: Alexandre Lionhares
Amazonas | Brasil

O deputado Carlinhos Bessa (PV) usou seu pronunciamento, durante o grande expediente da quinta-feira (7), na tribuna do Plenário Ruy Araújo para esclarecer o andamento da regularização das dívidas do sistema de saúde do Amazonas.

Segundo o parlamentar, o governador Wilson Lima (PSC) age de acordo com um planejamento que resultou de um estudo técnico feito durante a transição de Governo. “Existe um estudo para aplicação dos recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) no pagamento de dívidas dos fornecedores e cooperativas que prestam serviços para o Governo do Estado. De forma responsável, estamos trabalhando para que esses problemas não voltem a acontecer”, disse.

Bessa afirmou que as críticas feitas durante a sessão plenária não propõem a solução do problema enfrentado e que o tema vem sendo debatido desde o final do ano passado. “As críticas praticadas nessa Casa, pela oposição, não são construtivas. Precisamos solucionar os problemas que o Estado enfrenta e alguns dos deputados que aqui estão, tiveram essa oportunidade no passado e não fizeram”, lembrou.

Questionado sobre a reunião realizada na última semana na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o parlamentar disse que o encontro foi provocado pelos deputados. “A reunião que tivemos na Sefaz só foi realizada pelo empenho dos deputados com interesse em ajudar a solucionar os problemas que a sociedade enfrenta. Não precisamos de convite formal para ajudar o povo, essa é a nossa obrigação”, afirmou.

Bessa disse que não é possível solucionar todos os problemas do Estado em tão pouco tempo, mas que o governador está empenhado na busca por soluções. “Não existe mágica para solucionar os problemas que são resultantes de gestões anteriores em apenas 35 dias. Vejo, na gestão do governador Wilson Lima, a oportunidade para que o Amazonas possa voltar a prosperar”, enfatizou.

O deputado agradeceu aos profissionais que continuam realizando atendimentos e pediu união dos parlamentares. “Os profissionais, mesmo passando por necessidades, continuam trabalhando, porque fizeram um juramento e estão honrando seus compromissos. Precisamos trabalhar para que o Governo também cumpra sua parte, por isso peço união dos deputados presentes”, concluiu.

Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Foto: Alexandre Linhares

================================================================
ACORDO NA SAÚDE | Deputados mediam acordo entre terceirizadas da saúde e governo | PORTAL REGIÃO AMAZÔNICA
Um grupo de deputados estaduais se reuniu, no início da tarde da última quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com representantes de 12 empresas prestadoras de serviços terceirizados contratadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) / Foto: Divulgação / ALEAM
Saúde | Amazonas | Brasil

Um grupo de deputados estaduais se reuniu, no início da tarde desta quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com representantes de 12 empresas prestadoras de serviços terceirizados contratadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que, até o momento, não receberam os pagamentos referentes aos três últimos meses do ano passado.


Na reunião, conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), as terceirizadas da saúde alegaram que o Governo do Estado descumpriu sua proposta inicial de pagar 68% dos faturamentos de dezembro de 2018, algo em torno de R$ 109 milhões, até esta quinta-feira. As empresas reivindicam providências sob ameaça de paralisação dos serviços.
Segundo informaram os representantes das terceirizadas, as pendências estão ocorrendo principalmente pelo fato de a Susam ter decidido quitar apenas os atrasos referentes a agosto e setembro com os R$ 122 milhões tirados, no fim do ano passado, dos Fundos de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) e de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (FMPES).
O remanejamento, aprovado por unanimidade na Aleam no mês de novembro, estabelecia que 80% da arrecadação dos dois fundos estaduais seria utilizado para o pagamento de todos os salários atrasados dos trabalhadores de 14 empresas que atuam na rede estadual de saúde, incluindo profissionais das áreas de segurança, limpeza e conservação.

Nova proposta

Após a reunião na tarde desta quinta-feira, os deputados Ricardo Nicolau, Mayara Pinheiro (PP) e Delegado Péricles (PSL) levaram pessoalmente ao gabinete do secretário da Susam, vice-governador Carlos Almeida, uma nova proposta defendida pelos terceirizados durante as discussões junto aos parlamentares.

As empresas médicas exigem, agora, que caso haja possibilidade de um novo remanejamento do FTI, que o Governo do Estado assegure que 100% dos recursos financeiros sejam destinados a liquidar os pagamentos em atraso das terceirizadas com recursos humanos. Além disso, os profissionais querem a definição do calendário dos pagamentos deste ano.

“Vamos levar as reivindicações das empresas para que o secretário aponte como serão sanados esses problemas. Fora isso, há um clamor popular e dos profissionais quanto à melhoria da qualidade dos atendimentos, falta de medicamentos, instrumentos e aparelhos”, afirmou o deputado Ricardo Nicolau.

A deputada Mayara Pinheiro, que deverá assumir a Comissão de Saúde nos próximos dias, informou que será montada uma subcomissão que fiscalizará os pagamentos. “Estamos aqui para conciliar, mediar e somar forças. A saúde é muito complexa, a demanda é contínua, mas não mediremos esforços para ajudar”, disse.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Dermilson Chagas (PP), Serafim Corrêa (PSB), Abdala Fraxe (Podemos), Alessandra Campêlo (MDB), Roberto Cidade (PV) e Carlinhos Bessa (PV).

Foto: Divulgação / Ascom / Deputado Ricardo Ricardo Nicolau / ALEAM 
Fonte/Texto: Assessoria do Deputado/Gabinete do Deputado Ricardo Nicolau (PSD)

==================================================================================
JANEIRO BRANCO.  Prefeitura Municipal de Barreirinha realizou o I Plantão Psicológico, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

Os serviços de acompanhamento psicossocial acontecem normalmente ao longo do ano e são desenvolvidos pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) /  Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Barreirinha
Entre os dias 21 a 25 de janeiro, mais de 40 pessoas participaram do I Plantão Psicológico realizado pela Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A atividade que faz parte da programação do “Janeiro Branco” campanha dedicada aos cuidados com a saúde mental e em Barreirinha, ofereceu gratuitamente atendimentos psicológicos para a população durante uma semana.

Com mais de 40 atendimentos durante Plantão Psicológico, campanha “Janeiro Branco” teve encerramento nesta sexta-feira


A campanha tem encerramento nesta sexta-feira, 25 de janeiro, tendo como resultado cerca de 10 a 12 atendimentos prestados ao longo da atividade. Para a psicóloga Noele Pontes, a alta demanda que o município comporta foi um dos motivos para que a primeira edição do Plantão acontecesse, “Pensamos em promover esse primeiro plantão para levar a população um atendimento emergencial, preventivo aberto a toda comunidade, promovendo um momento acolhedor para aquelas pessoas que estão vivenciando uma fase difícil ou passou por algum trauma anteriormente, eu e mais uma colega psicóloga estaremos atendendo aqui na Semas ate o final da tarde”, lembrou Noele.



Os serviços de acompanhamento psicossocial acontecem normalmente ao longo do ano e são desenvolvidos pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Noele explica como é feito o acompanhamento dos casos registrados pelo órgão. “A assistência social trabalha para levar a todos o fácil acesso a políticas públicas como os programas sociais, nosso trabalho foca principalmente quando há registros de casos que acabam gerando conflitos ou desentendimentos, a partir disso realizamos um atendimento emergencial, com visitas e convidando essas pessoas a participarem das diversas atividades desenvolvidas pelo CRAS ao longo do ano”, destacou Noele Pontes.



Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Barreirinha

==========================================================================================

SAÚDE AMAZONENSE. Governo do Amazonas quer ampliar parceria com o HUGV para aumentar oferta de serviços à população


O vice-governador e secretário estadual de Saúde (Susam), defensor Carlos Almeida, afirmou que pretende ampliar a parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)

Amazonas - Brasil
O vice-governador e secretário estadual de Saúde (Susam), defensor Carlos Almeida, afirmou que pretende ampliar a parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) para desafogar serviços cuja oferta é crítica na rede estadual de saúde. O secretário visitou as instalações do hospital, que é vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), reunindo-se, em seguida, com a direção da unidade e com o reitor da Ufam, Sylvio Puga.

Segundo Almeida, as tratativas para a nova parceria já vêm acontecendo desde a semana passada. “Tivemos uma reunião com representantes do HUGV e da própria Universidade. Temos uma demanda muito grande e reprimida para diversos procedimentos cirúrgicos e há um interesse de parceria recíproca no sentido de se desafogar essa demanda, como é o exemplo da ortopedia", explicou.
Nós vamos disponibilizar o Hospital no que a gente puder, não só para o governo, mas para o nosso povo
Almeida disse que foi conhecer as instalações e ver disposição, tanto da universidade quanto do hospital, a respeito da disponibilidade de espaço e de leitos para o Estado. Ele também esclareceu que está sendo feito um levantamento sobre o número de pacientes que aguardam os procedimentos de ortopedia e outras especialidades na Central de Regulação.
O superintendente do HUGV, médico Júlio de Mário de Melo e Lima, afirmou que o hospital possui 157 leitos ativos, mas que, em breve, irá ampliar a oferta, com a conclusão da obra da segunda torre, o que aumentará a capacidade da unidade para 301 leitos. "Nós o procuramos (secretário), porque queremos essa parceria, que é extremamente importante. Nós vamos disponibilizar o Hospital no que a gente puder, não só para o governo, mas para o nosso povo", ressaltou.
De acordo com o superintendente do HUGV, a obra de ampliação será entregue em setembro deste ano e vai permitir que a parceria, que já existe com o Estado, possa crescer. "Essa parceria existe, nós só precisamos ampliar mais ainda".
O secretário da Susam afiançou que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) serão direcionados para desenvolver os serviços em parceria
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, rememorou a visita ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), com quem a Susam compartilha a gestão, no início do mês, e ressaltou os esforços que vêm sendo feitos de ambos os lados para melhorar o atendimento naquela unidade. "O governador Wilson Lima e o vice e secretário de Saúde testemunharam o esforço da nossa equipe da Ufam para que aquele hospital continue sendo uma unidade de referência no nosso Estado", relatou.
Financiamento - O secretário da Susam afiançou que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) serão direcionados para desenvolver os serviços em parceria. "Há uma preocupação nossa, gigantesca, em buscar uma maior quantidade de financiamentos através do SUS, até porque isso diminui o impacto no Tesouro do Estado, possibilitando uma diversificação da nossa fonte de renda", explicou Almeida.

FOTOS: VITOR SOUZA/SUSAM
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam)

==============================================================================================

SAÚDE NO INTERIOR. Secretário da SEA Interior inspeciona instalações e serviços de hospital em Iranduba no interior do Estado


Cássio Roberto do Espírito Santo titular da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), realizou na noite da quarta-feira (16/01), uma inspeção no Hospital Regional Hilda Freire – Dona Cabocla, localizado no município de Iranduba (a 40 km da capital)
Dando continuidade ao planejamento de visitas nas unidades de atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o titular da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior (SEA Interior), Cássio Roberto do Espírito Santo, realizou, na noite de quarta-feira (16/01), uma inspeção no Hospital Regional Hilda Freire – Dona Cabocla, localizado no município de Iranduba (a 40 km da capital)
para avaliar o funcionamento das instalações e problemas como a falta de medicamentos e materiais cirúrgicos.

O Hospital Hilda Freire foi a primeira unidade do interior a receber visita, medida tomada pela nova gestão da Susam, a fim de identificar falhas na execução dos serviços e analisar a qualidade do atendimento ao usuário. De acordo com o secretário da SEA Interior, a visita ajudou para identificar as prioridades imediatas do hospital.

“Verificamos as dificuldades e conversamos com os profissionais, para que a Susam, em parceria com os municípios, possa resolver esses problemas. O Estado tem um papel importante de monitorar, avaliar, acompanhar e apoiar na prestação do serviço de saúde à população. Por isso, estamos aqui”, afirmou Cássio Roberto.

Conversamos com os pacientes para levar uma resposta ao governador Wilson Lima de como está sendo o atendimento prestado no município de Iranduba.
O secretário disse ainda estar atento às demandas dos diretores e profissionais das unidades, mas principalmente dos usuários do sistema de saúde. “Conversamos com os pacientes para levar uma resposta ao governador Wilson Lima de como está sendo o atendimento prestado no município de Iranduba. Vamos trabalhar uma política de fortalecimento dos municípios do interior, para que a atenção à saúde receba melhorias e que menos pessoas precisem ser removidas para a capital, a fim de garantir o acesso ao tratamento de saúde mais adequado dentro do seu município”, disse o secretário da SEA Interior.

Administração compartilhada – A Susam informa que a gestão do hospital de Iranduba é compartilhada entre o Governo do Estado e prefeitura do município, por meio do Termo de Compromisso de Gestão, assinado em 31 de janeiro de 2018. O termo também possibilitou que a unidade hospitalar passasse a receber recursos federais direto do Ministério da Saúde, fundo a fundo.

Dentro deste modelo de gestão compartilhada, 70% dos servidores do hospital são dos quadros da Susam. Entre as responsabilidades da secretaria com a unidade estão ainda a compra de medicamentos, contratação de recursos humanos e reforma, o que não afasta o dever da administração municipal investir também nestas áreas.

O termo também possibilitou que a unidade hospitalar passasse a receber recursos federais direto do Ministério da Saúde, fundo a fundo.
Inspeções - Na madrugada do último domingo (13/01), o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida Filho, realizou uma vistoria na maternidade Ana Braga, na zona leste, onde identificou problemas relacionados à falta de leitos, descontrole da escala de plantão, falta de roupas cirúrgicas para pacientes, falta de medicamentos e insumos, além de equipamentos de ar-condicionado com defeito.

Carlos Almeida informou que as medidas já estão sendo adotadas e que esse trabalho será constante. Novas visitas para analisar a rede em funcionamento, nas unidades da capital e interior, estão programadas para acontecer ao longo deste mês.


FOTOS: VITOR SOUSA/SUSAM

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado da Saúde - SUSAM

==============================================================================================

SAÚDE PÚBLICA. Para repor estoques zerados de medicamentos, Wilson Lima anuncia medidas emergenciais


Além da falta de itens básicos, foi verificada existência de remédios vencidos na Cema
Amazonas - Brasil

Em visita à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) nesta quinta-feira (10/01), o governador Wilson Lima constatou a situação crítica de fornecimento de itens básicos para a rede estadual de saúde.Além de 75% dos estoques zerados

, o governador verificou a existência de remédios vencidos, que somam um prejuízo estimado em R$ 2 milhões. Na ocasião, Wilson Lima anunciou medidas para aquisição emergencial de medicamentos.
O governador visitou o depósito da Cema, na zona sul de Manaus, acompanhado do vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida Filho. Para suprir necessidades críticas, Wilson Lima anunciou a compra emergencial de 300 mil unidades de soro, para evitar que o estado fique sem o insumo nos próximos cinco dias. A aquisição pode chegar ao montante de R$ 3 milhões porque o soro virá do centro-oeste do país.

Durante a visita, Wilson Lima constatou que o estoque da Cema tem apenas 25% dos medicamentos necessários para atender a rede estadual de saúde, com o agravante de falta de itens básicos
“Não tem nenhum fornecedor no Amazonas que possa nos fornecer esse produto. Um produto que custa em média R$ 2,67 a unidade, nós vamos precisar trazer de Goiânia (GO) e vamos ter que pagar R$ 12 a unidade, porque ele vai vir de avião. Normalmente vem via terrestre ou fluvial, mas eu não posso colocar a vida das pessoas em risco”, enfatizou o governador.

Falta o básico – Durante a visita, Wilson Lima constatou que o estoque da Cema tem apenas 25% dos medicamentos necessários para atender a rede estadual de saúde, com o agravante de falta de itens básicos para os quais também será necessário fazer aquisições emergenciais.  

“Só há 25% dos medicamentos que deveriam ter. Nós só temos insulina para os próximos 15 dias e temos uma dívida de cerca de R$ 850 mil com o fornecedor. Estamos negociando para que não falte insulina também. No fim do ano, centros cirúrgicos pararam porque não havia anestésico e tivemos que fazer uma compra emergencial. Eu não tinha ideia do tamanho da covardia que se praticou, ao longo de tantos anos, contra o povo do estado do Amazonas”, lamentou.
De acordo com o levantamento da Susam, há estoque significativo de medicamentos que estão fora do prazo de validade, que resultam em um prejuízo da ordem de R$ 2 milhões
Remédios vencidos – De acordo com o levantamento da Susam, há estoque significativo de medicamentos que estão fora do prazo de validade, que resultam em um prejuízo da ordem de R$ 2 milhões, valor que pode aumentar nos próximos dois meses. “Em sessenta dias, teremos mais de 1,5 milhão de reais em produtos que estarão vencendo. Vamos encaminhar esse levantamento para os órgãos de controle, para que quem tomou ou deixou de tomar essas decisões seja responsabilizado”, enfatizou Wilson Lima.

Incineração – De acordo com o vice-governador e secretário de saúde Carlos Almeida, os produtos vencidos representam risco de contaminação. “Essa situação requer providências imediatas para a remoção desses medicamentos e para a adequada incineração. Está sendo feito um levantamento para comunicar a situação aos órgãos, inclusive de vigilância sanitária. Não podemos sujeitar ninguém aos riscos de uma possível contaminação, por conta da armazenagem inadequada de medicamentos ou insumos vencidos”, destacou.

Melhorias – Além das providências a curto prazo, Wilson Lima reforçou o compromisso de modernizar a estrutura da saúde. “Estou conhecendo melhor esses órgãos, a saúde é nossa prioridade. Tudo vai ser modernizado. A gente vai ter aqui (na Cema) o controle de saída e de entrada de medicamentos. Vai ter estoque. Tem medicamentos que você pode estocar e a gente tem que fazer esse planejamento. Até porque o abastecimento de produtos pode ser decisivo, decide se alguém vive ou morre”, enfatizou.

De acordo com o governador, a determinação é que tudo seja feito de forma transparente. “Assumi o compromisso de ser transparente e assim estou sendo, para que a população possa ter ideia de como é que nós estamos recebendo o estado”.


Fotos: Diego Peres/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal Região Amazônica Criado por Templateism.com Customizado por © Jmil Alves (92) 99271-3330

Copyright © 2015 Região Amazônica. Todos os direitos reservados.. Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates