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A UNIÃO DOS GIGANTES DO NORTE. Projeto Ponte de Safena a ligação definitiva entre o Amazonas e o Pará.

O Projeto Rodoviário Ponte de Safena, que prevê uma estrada de 434 quilômetros de extensão e três pontes para ligar por rodovias o Amazonas ao Estado do Pará, onde há saída para o resto do Brasil, já é realidade, pois há forte mobilização pela obra. A informação foi dada pelo idealizador do projeto, Jeovam Barbosa.
Manaus | Amazonas | Brasil

O Projeto Rodoviário Ponte de Safena, que prevê uma estrada de 434 quilômetros de extensão e três pontes para ligar por rodovias o Amazonas ao Estado do Pará, onde há saída para o resto do Brasil, já é realidade, pois há forte mobilização pela obra. A informação foi dada pelo idealizador do projeto, Jeovam Barbosa. “Já existe vontade política, já existe vontade da sociedade, já existe a adesão de três municípios, já existe o nosso sonho de ir e vir”, disse o idealizador.

Os municípios de Itacoatiara, Urucurituba e Maués, por onde a estrada do “Ponte de Safena” passará, já assinaram um protocolo de intenção para o Consórcio Rodoviário Intermunicipal – em que há a união das prefeituras para a construção da estrada que interliga a rodovia AM-174 a BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém) Foto: Naldo Oliveira | Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica 
De acordo com Barbosa, os municípios de Itacoatiara, Urucurituba e Maués, por onde a estrada do “Ponte de Safena” passará, já assinaram um protocolo de intenção para o Consórcio Rodoviário Intermunicipal – em que há a união das prefeituras para a construção da estrada que interliga a rodovia AM-174 a BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém). “A ideia nasce da dificuldade de nós, no Amazonas, nos interligarmos a outros Estados por rodovias. Começou há oito anos, desde a ideia, agora só falta aprovar e levar adiante”, explicou.
O nome do projeto "Ponte de Safena" surgiu por conta das estradas BR-319 e BR-230 (Transamazônica), em que circulam, principalmente, veículos de passeio, e as AM-174 e AM-010 são estradas que têm estrutura para receber veículos de carga, assim como a BR-163.
O idealizador explica que o nome do projeto surgiu por conta das estradas BR-319 e BR-230 (Transamazônica), em que circulam, principalmente, veículos de passeio, e as AM-174 e AM-010 são estradas que têm estrutura para receber veículos de carga, assim como a BR-163. “Ponte de Safena é uma realidade do município e Estado, uma necessidade da União”, enfatizou Barbosa, destacando que bancos nacionais e internacionais podem conceder o aporte financeiro necessário.
O projeto que prevê a construção de duas pontes sobre o  rio Amazonas e uma sobre o rio Tapajós foi orçada, inicialmente, em R$ 6 bilhões. | Foto: Naldo Oliveira | Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica
O projeto que prevê a construção de duas pontes sobre o  rio Amazonas e uma sobre o rio Tapajós foi orçada, inicialmente, em R$ 6 bilhões. Porém, segundo Barbosa, essa quantia pode ser reduzida por ajustes na própria economia do País.

A expectativa de Barbosa é que o projeto possa ter recursos por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) já para o exercício de 2018. Uma  audiência pública sobre o projeto ocorrerá  na manhã desta quarta-feira (29/11) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), com a participação de prefeitos do interior. O encontro foi solicitado pelo deputado Donmarques Mendonça (PSDB). No próximo dia 9, as discussões começam no Pará, com uma audiência pública em Aveiro, que também faz parte do projeto, próximo de Santarém.
A expectativa de Barbosa é que o projeto possa ter recursos por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) já para o exercício de 2018. | Foto: Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica

Redução dos custos do PIM

Com a interligação física, o comércio da região Norte e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) poderão interagir com mais facilidade, além de reduzir em 34% os custos com importação de insumos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e diminuir os valores de produtos que chegam ao Amazonas por conta da complexa logística utilizada.
Com a interligação física, o comércio da região Norte e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) poderão interagir com mais facilidade, além de reduzir em 34% os custos com importação de insumos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) | Foto: Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica
Em números, seriam R$ 6 bilhões como valor inicial previsto para a construção da estrada com 434 quilômetros de extensão e três pontes para ligar o Amazonas ao Estado do Pará, nas rodovias AM-174 e BR-163 (Cuiabá-Santarém).
Jornalista e Apresentador Naldo Oliveira do Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica e o idealizador do Projeto Rodoviário Ponte de Safena o Sr. Jeovam Barbosa, assinaram uma parceria para que o Grupo de Comunicação Região Amazônica faça a divulgação e publicidade do Projeto Rodoviário Ponte de Safena no Estado do Pará, junto aos às entidades Públicas e Privadas. | Foto: Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica

O idealizador do Projeto Rodoviário Ponte de Safena Sr. Jeovam Barbosa, dando entrada no protocolo do Comando Militar da Amazônia (CMA) | Foto: Naldo Oliveira | Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica

O idealizador do Projeto Rodoviário Ponte de Safena o Sr. Jeovam Barbosa, na apresentação do Projeto Ponte de Safena aos técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM | Foto: Naldo Oliveira | Jornal e Portal de Notícias Região Amazônica


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