Numa cerimônia disputada, que contou com a presença de astros do esporte nacional, o governador José Melo deu posse na manhã desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, ao novo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima. A posse aconteceu na sede do Governo do Amazonas, na Compensa, zona oeste, na presença da ginasta Bianca Maia, dos lutadores José Aldo, Dileno Lopes e Ronaldo Jacaré, além de empresários, desportistas e autoridades políticas, incluindo o representante do Ministério dos Esportes, Gustavo Linhares e a primeira-dama do Estado, Edilene Gomes.
Fabrício Lima, que já foi secretário de Esportes da Prefeitura de Manaus, chega com o desafio de atender a expectativa do governador José Melo em relação à política esportiva do Estado, que deve aliar o esporte de rendimento ao esporte comunitário, voltado para fins sociais, dentro do Programa “Todos Pela Vida”.
“Quando escolhi o Fabricio, pensei em trazer para a secretaria um jovem disposto a vencer desafios, com talento e disposição e que já tivesse uma historia de vida no esporte para que pudéssemos compor com o resto do governo o 'Todos pela Vida'”, disse o governador, ao se referir ao programa que será lançado em março e que vai reunir todas as secretarias das áreas sociais, incluindo a Educação e o Esporte, junto com a área de Segurança Pública, num projeto integrado de prevenção à criminalidade.
De acordo com o governador, com o "Todos Pela Vida", atividades de esporte, lazer e cultura serão permanentes com a comunidade, inclusive aos domingos e feriados, utilizando os espaços e aparelhos disponíveis, como as escolas de tempo integral em seus horários livres. “O Fabrício se encaixa como uma luva nesse perfil”, disse o governador.
Arena da Amazônia - Outra missão se refere à gestão dos equipamentos esportivos do Estado, em especial a viabilização da Arena da Amazônia como um espaço multiuso. Segundo Fabrício Lima já existe um planejamento que está sendo feito junto com a Federação Amazonense de Futebol (FAF) para estabelecer um calendário para a arena, com o Campeonato Amazonense em rodadas duplas, além de outras competições estaduais e regionais.
A programação também deverá incluir jogos nacionais, shows e eventos culturais. “Já fiz contato com o presidente do Flamengo, via José Aldo, e vamos tentar trazer não apenas grandes jogos do Campeonato Brasileiro para Manaus, incluindo os da Série B, com o Vasco, como também fazer acontecer o Campeonato Amazonense”.
Em relação às limitações de recursos impostas pela crise econômica, Fabrício disse que vai buscar outros meios financeiros junto à iniciativa privada e aproveitar a boa relação com o Ministério dos Esportes, que enviou o representante para a posse. “Assumi a pasta sabendo das dificuldades, mas eu vou fazer muito com pouco. Vou dedicar sábado e domingo pra fazer com que o Esporte possa acontecer, seja o futebol, seja os esportes olímpicos e não olímpicos. Temos a missão de transformar a prática esportiva num hábito do Estado”.
Falando em parceria, o novo secretário afirmou que também está buscando a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Vamos chegar aos municípios através da UEA, onde tiver UEA, a Sejel estará lá com seus projetos”, garantiu Fabrício Lima, que também pretende buscar parceria junto à Universidade Federal (Ufam).
Biografia - Fabrício Lima iniciou as atividades parlamentares em 2001, como suplente, ocasião em que estava filiado ao PL, e chegou a ser vice-líder do partido na Câmara, além de integrar as comissões de Finanças, Economia e Orçamento; Direitos Humanos; Esportes, entre outras. Em 2004, foi eleito para mais um mandato pelo PSB, com 6.095 votos. Em 2008, Fabrício não conseguiu se reeleger, tornando-se suplente do então vereador Fausto Souza pelo PRTB. Fabrício retornou à Câmara com a eleição de Souza para deputado estadual em 2010. Posteriormente, Fabrício passou a ser titular da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej).
Em abril de 2012, ele deixou a titularidade da Semdej, para voltar a ser vereador, ocasião em que concorreu a uma vaga na Câmara, elegendo-se com 8.702 votos, pelo (PRTB). Em janeiro de 2013, assumiu novamente a Secretaria de Esportes do município. Em setembro de 2014, filiou-se ao Partido Solidariedade (SD) e concorreu a deputado estadual, quando obteve 16.878 votos, mas não foi eleito.
Fabrício Lima tem 40 anos, é casado com a nutricionista Carolina Lordeiro e tem duas filhas: Beatriz de 11 anos e Angelina, de 2. Há 11 anos é triatleta e atualmente é faixa roxa de jiu-jítsu, instrutor de capoeira e atua em várias modalidades.
FOTOS: ROBERTO CARLOS/NATHALIE BRASIL/JOEL ARTHUS/SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário