últimas

Tudo pronto para o Carnaval 2016: tem concurso de fantasias, desfile de Escolas de Samba e Carnaboi

Governo do Amazonas entra com apoio financeiro de 50% do valor do projeto apresentado, enquanto o restante parte da iniciativa privada. 

Com uma programação repleta de novidades, que vai de concurso de fantasias à volta do Carnaboi para o sambódromo, está tudo pronto para o carnaval de Manaus, quejá ferve na primeira semana de fevereiro com o Desfile Oficial das Escolas de Samba do Grupo de Acesso C, no dia 4 (quinta-feira), com o desfile das Escolas dos Grupos de Acesso A e B, no dia 5 (sexta-feira), e com o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial,no dia 6 (sábado).

Neste ano, o Governo do Amazonas entra com apoio financeiro de 50% do valor do projeto apresentado, enquanto o restante parte da iniciativa privada. Desta forma, os carnavalescos têm explorado o lado criativo das agremiações, com o uso de materiais alternativos e mais “baratos”, para colocar as Escolas de Samba na avenida, além de contar com o patrocínio de empresas privadas para completar o pagamento das despesas.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, está tudo pronto para mais uma grande e belíssima festa. “O Carnaval de Manaus passa por transformações e se adequa às fases econômicas pelas quais o País passa, sem perder o brilho e a alegria que leva tantos foliões para os barracões e tantos brincantes para a avenida”

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, está tudo pronto para mais uma grande e belíssima festa. “O Carnaval de Manaus passa por transformações e se adequa às fases econômicas pelas quais o País passa, sem perder o brilho e a alegria que leva tantos foliões para os barracões e tantos brincantes para a avenida”, afirmou.

As Escolas de Samba do Grupo de Acesso C – Tradição Leste, Ipixuna, Leões do Barão de Açu, Império do Mauá, Mocidade Independente do Coroado e Gaviões do Parque -, desfilam a partir das 21h de quinta-feira (4).

Já as Escolas de Samba do Grupode Acesso B –Unidos do Coophasa, Legião de Bambas, Meninos Levados, Unidos da Cidade Nova, Presidente Vargas e Mocidade Independente da Raiz; e do Grupo de Acesso A -Império da Kamélia, Vila da Barra, Beija Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Dragões do Império, Império do Hawaí e BalakuBlaku, vão desfilar no sambódromo na sexta-feira (6), às 21h, com previsão de encerramento para às 5h10 da manhã de sábado (7).

Para Climário Mesquita, presidente da Escola de Samba Balaku Blaku, que tem como tema deste ano “O alimento da vida: a fé”, as dificuldades para por a agremiação na avenida são grandes. “As agremiações, de um modo geral, se organizaram para angariar dinheiro para a produção de suas respectivas escolas de samba. Não conseguimos o apoio que almejávamos da iniciativa privada. A crise pegou a todos”, ressaltou.

No sábado (6) de carnaval, é a vez das escolas de samba do grupo especial desfilarem na avenida do samba, a partir das 20h, na seguinte sequência: Primos da Ilha, Sem Compromisso, Unidos da Alvorada, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Vitória Régia e Andanças de Cigano.

Com a redução da verba destinada às escolas de samba e com a queda do número de carros alegóricos de cinco para dois, as agremiações vão apresentar um carnaval fortalecido pelo apoio da comunidade: “Com todas as dificuldades apresentadas, ainda assim vamos apresentar um belo carnaval, pois a comunidade quer, exige! Os ensaios estão sempre lotados”, declarou Ivan Martins, Presidente da Escola de Samba Vitória Régia, que leva para avenida o tema “Na Terra do Nunca, em Verde e Rosa”.

Concursos de Fantasia Adulto e de Melhor Máscara, às 19h, no palco do grandioso Teatro Amazonas, com entrada gratuita
  
Concurso de Fantasia Adulto e de Melhor Máscara

Luxo, requinte, criatividade e animação vão compor, no próximo domingo (31) a edição infantil do Concurso de Fantasias, às 18h e no domingo gordo de carnaval – 7 de fevereiro -, os Concursos de Fantasia Adulto e de Melhor Máscara, às 19h, no palco do grandioso Teatro Amazonas, com entrada gratuita.
O evento, que acontece há 12 anos, já virou uma tradição do carnaval amazonense, pois leva um grande número de participantes para o palco do Teatro Amazonas e torna-se uma referência em beleza, graça e alegria contagiante que envolve quem concorre aos prêmios em dinheiro e quem assiste aos desfiles.

A inovação é por conta do palco giratório com banda que ficará montado na área de ferradura do Sambódromo e irá maximizar o tempo de apresentação entre as bandas

Carnaboi de volta ao Sambódromo em novo formato

O Carnaboi 2016 volta ao seu local de origem, o sambódromo, mas com formato inovador, na segunda-feira(8) de carnaval, a partir das 18h30, por solicitação dos próprios representantes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e levantadores de toadas dos bois de Manaus – Brilhante, Corre-Campo e Garanhão.
A inovação é por conta do palco giratório com banda que ficará montado na área de ferradura do Sambódromo e irá maximizar o tempo de apresentação entre as bandas, dando mais eficiência à organização do evento e comodidade aos artistas e público.
Serão dez horas de muito boi-bumbá, animando os brincantes, com artistas consagrados como Arlindo Júnior, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Márcia Siqueira, Carlinhos do Boi, Canto da Mata, David Assayag e muito mais, além dos bumbás de Manaus.
A volta do evento para o sambódromo atende às solicitações dos artistas e do público do Carnaboi. “Após conhecermos a opinião do público, por meio de enquete realizada nas mídias sociais, levamos a proposta de retorno do evento ao Sambódromo para a Secretaria de Estado de Cultura”, declarou Nonato Torres, membro da comissão de artistas do Carnaboi.
Em 2015, o evento foi descentralizado para as cinco zonas da cidade de Manaus, com grande participação do público e alcançando novos adeptos do estilo.
“A experiência de levar o Carnaboi para as comunidades foi um grande sucesso. Mas, o Sambódromo foi considerado o ponto de encontro de todas as ‘tribos’, por sua localização privilegiada e central, além de oportunizar uma operacionalidade e infraestrura homogênea para todos os artistas”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
Com a ausência de tururis (camisas personalizadas de cada artista do evento), serão as torcidas que levarão para o Sambódromo as cores dos seus bois prediletos e darão o tom da alegria, usando da criatividade.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal Região Amazônica Criado por Templateism.com Customizado por © Jmil Alves (92) 99271-3330

Copyright © 2015 Região Amazônica. Todos os direitos reservados.. Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates