Amazonas | Brasil
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou na manhã da terça-feira (12/03), no Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira (8).
A homenagem foi proposta pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB), Dra. Mayara (PP), Therezinha Ruiz (PSDB) e Joana Darc (PR), juntamente com os deputados Sinésio Campos (PT) e Dr. Gomes (PRP).
A data foi criada em homenagem às 129 operárias que morreram queimadas durante ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD) iniciou a cerimônia e posteriormente passou o comando dos trabalhos para a deputada Alessandra Campêlo. Josué Neto falou da alegria que sente em ter, nesta Legislatura, a presença de quatro mulheres compondo o Parlamento. Segundo o presidente, essa é uma prova da mudança da sociedade, com as mulheres ocupando seus espaços em todas as áreas.
Em seus pronunciamentos, os parlamentares autores da homenagem falaram sobre temas como a importância da luta das mulheres por melhores condições salariais, por respeito, por maior participação feminina na política e pela valorização profissional.
A deputada Alessandra Campêlo enfatizou ainda os altos índices registrados de violência contra as mulheres. A parlamentar apresentou dados que mostram que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios, sendo que 45% dos casos registrados no nosso país tem como motivação o fato dos homens não aceitarem o fim do relacionamento. 30% dos casos acontecem por ciúmes por parte dos companheiros. “Também são registrados no Brasil 1.300 casos de estupros, por dia”, informou a deputada, chamando atenção para a necessidade de políticas públicas que combatam esse quadro.
As deputadas Dra. Mayara, Therezinha Ruiz e Joana Darc destacaram questões de saúde das mulheres, pois o Amazonas é o Estado com maior incidência em casos de câncer de colo de útero. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer, são 35 casos a casa 100 mil mulheres no Brasil. E no Amazonas são 53 casos a cada 100 mil mulheres”, revelou a deputada Therezinha Ruiz. “É preciso fazer prevenção, e também conscientizar as mulheres e homens, sobre a importância de buscar os postos de vacina para tomar a vacina contra o HPV”, concluiu a parlamentar.
Diversas mulheres que se destacam em suas áreas de atuação receberam diplomas de honra ao mérito. Na mesma ocasião, a servidora Luiza Aldenize Nascimento Albuquerque, diretora de Apoio Legislativo da Aleam, recebeu uma placa em homenagem pelos seus anos de atuação na Casa.
Foto: Divulgação/Aleam
Fonte: Diretoria de Comunicação/Aleam
Nenhum comentário:
Postar um comentário