Brasília | Distrito Federal | Brasil
Começa neste fim de semana a distribuição, no Amazonas, das vacinas contra o vírus H1N1. A vacinação da população começa na segunda-feira (18/03), dando prioridade às crianças e gestantes, que são os grupos de risco. O restante da população começa a ser vacinada na quarta-feira (20/03).
A garantia foi dada nesta quinta-feira (14/03) pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, durante reunião com o deputado federal do Amazonas, Pablo Oliva, na sede do ministério.
O ministro explicou que a vacina será transportada até Manaus pela Força Aérea Brasileira, já neste sábado (16/03). O Amazonas terá prioridade no recebimento da vacina devido o aumento do número de casos da doença no Estado.
Segundo o ministro, o laboratório Butantã recebeu o pedido de urgência e conseguiu agilizar a fabricação do medicamento. A distribuição nos postos e unidades de Saúde em Manaus e no interior ficará à cargo da secretaria estadual de Saúde (Susam).
Enquanto as vacinas estavam sendo produzidas pelo instituto Butantã, o ministério da Saúde e a secretaria nacional de Vigilância em Saúde elaboraram um plano de distribuição do medicamento que será enviada ao restante no Brasil no início de abril.
“O ministro Mandetta garantiu que as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde a partir de segunda-feira”, explicou o deputado Pablo. “A cada dia aumenta o número de mortos devido ao H1N1, por isso a população tem pressa para se vacinar”, acrescentou Pablo.
Fonte e Foto: Assessoria do Deputado
Gabinete Deputado Federal Delegado Pablo Oliva
Câmara dos Deputados - Palácio do Congresso Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário