Dermilson Chagas (PP), parlamentar reeleito com mais de 31 mil votos falou aos jornalistas sobre as expectativas do novo mandato / Foto: Márcio Gleyson |
A manhã desta sexta-feira (1º) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi marcada pela posse dos novos deputados estaduais. Dermilson Chagas (PP), parlamentar reeleito com mais de 31 mil votos falou aos jornalistas sobre as expectativas do novo mandato, destacando a parceria com o governo estadual e a bancada federal, além da importância do desenvolvimento dos principais setores, como o econômico, a saúde, educação, e segurança pública.
“As expectativas são boas, apesar da realidade atual. O Amazonas precisa pegar um rumo para a geração de emprego e renda, tanto para os jovens, quanto para os pais de famílias, que estão há tempos desempregados”, enfatizou o parlamentar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego da capital amazonense no primeiro trimestre de 2018, chegou a 19%, sendo considerada a 3ª maior capital com maior taxa de desemprego do país. No Amazonas, o índice ficou em 13,9%, aumentando no segundo semestre do mesmo ano para 14,2%.
O parlamentar citou os dados da pesquisa, destacando a importância da bancada federal no processo de desenvolvimento no estado. “O comércio foi o principal empregador do Estado, responsável pelo emprego de 301 mil pessoas. O setor agropecuário ficou em terceiro (287 mil pessoas ocupadas), atrás da administração pública e dos serviços sociais. A indústria ficou em quarto, com 180 mil trabalhadores empregados. E temos um gigante potencial para mudar esses dados positivamente”, lembrou o parlamentar.
“Temos uma história com militares, com o Decreto 288, com a criação da Zona Franca de Manaus (ZFM), e com vários empecilhos colocados para nós. Já estamos vendo o rumo do governo, que é liberal, onde o estado é pequeno, além de redução de impostos e ausência de benefícios. Isso pode ser um grande complicador para a gente no decorrer do processo. Mas aqui, coloco a disposição a minha força para lutar e falar em nome do povo do Amazonas, para buscar um futuro melhor”, destacou Dermilson.
O deputado também atentou para os problemas de segurança e educação. “Precisamos de segurança para minimizar o sofrimento dessa população, que teve várias vidas ceifadas devido à criminalidade. Precisamos melhorar a saúde, e acredito na administração do vice-governador e secretário da Saúde. A nossa educação precisa seguir um modelo considerado de excelência, como é o caso das escolas da Política Militar”, finalizou.
Presidência da Casa
O parlamentar comentou sobre o processo democrático de escolha da presidência da Aleam. “Aqui nós passamos a ter várias discussões sobre possíveis nomes. Não temos inimigos, isso é um campo de ideia e de debate salutar. Onde há divergência, há amadurecimento, crescimento, e envolvimento de todo mundo. Isso demonstra que o processo é democrático”, afirmou Dermilson. “Estamos torcendo para que o presidente Josué faça um bom mandato. Ele fazendo um bom mandato, a Casa está bem representada”, complementou o parlamentar.
Bancada de Oposição
“Ainda não há uma definição. Nós estamos vendo muitas discussões e o que posso afirmar é que as pessoas têm perfis diferentes. O parlamentar de hoje é um parlamentar que a população quer, então para onde quer que ele vá, vai depender muito no que ele vai querer para o futuro dele. Se vai querer uma opinião contra, a favor, a possibilidade de renovação do mandato. Então temos que estar ao lado do povo, porque esse é o parlamentar que a sociedade quer, e sigo esse perfil”, explicou o deputado quando questionado se seria oposição.
Fotos: Márcio Gleyson
Fonte/Texto: Assessoria do Deputado / Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário