últimas

O AMOR VENCEU À TUDO. Governador Amazonino Mendes toma posse para o 4º mandato no Amazonas.

Governador Amazonino Mendes toma posse para o 4º mandato no Amazonas. Mendes irá ficar no cargo pelo período tampão, até o fim de 2018 (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)
AMAZONAS - BRASIL

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), e o vice-governador eleito, Bosco Saraiva (PSDB), tomaram posse na manhã desta quarta-feira (4). A data da solenidade foi antecipada em seis dias após determinação da Justiça do Amazonas. Será o quarto mandato de Amazonino à frente do estado.

Amazonino e Saraiva foram eleitos no segundo turno da eleição suplementar ocorrida no dia 27 de agosto. O pleito foi determinado após a cassação do ex-governador do Amazonas. por compra de votos nas eleições de 2014. Mendes irá ficar no cargo até o fim de 2018.
Em um discurso que durou cerca de 12 minutos, o governador, o governador fez agradecimento aos eleitores e afirmou que irá administrar o Estado com ajuda da população.
"Amazonino não se sente governador. Amazonino se sente um escravo do povo. Nesse instante da minha minha vida, me reconduz a esse doce sacrifício, amado, querido, é o sacrifício do amor pelo povo. Esta mão ainda tem a energia para distribuir a tantos e tantos. Todos sabem que a nossa campanha foi fundamentada no amor. Nós não trazemos no espírito rancor, ódio, espírito de vingança. Vamos governar juntos. É isso aí. Agora, é arregaçar as mangas", afirmou Amazonino Mendes em seu discurso.
A cerimônia foi no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas e começou às 11h15 com a execução do hino nacional brasileiro. O término da sessão solene ocorreu às 11h50.

Posse antecipada

A posse de Amazonino e Bosco Saraiva, diplomados no dia 2 de outubro, estava marcada para ocorrer no dia 10 deste mês, mas foi antecipada após a defesa de Amazonino entrar com um mandado de segurança, com pedido de liminar, para ser empossado imediatamente. O pedido foi acatado pela Justiça, na terça-feira (3), que determinou que a Assembleia realizasse a solenidade no prazo de 6 horas a contar das 8h desta quarta-feira (4).
De acordo com o advogado de defesa do governador, Yuri Dantas, o retardamento da posse do governador e seu vice é ilegal, além de que os dias em que Amazonino e Bosco Saraiva estão afastados do mandato não serão devolvidos.
"O retardamento da posse é ilegal, abusivo e representa violação ao direito líquido e certo tanto do Amazonino quanto do Bosco Saraiva ao exercício do mandato para o qual eles foram eleitos nas eleições suplementares de 2017. Esse retardamento ainda representa um dano absolutamente irreparável ao direito do Amazonino e Bosco Saraiva, porque mantê-los afastados do mandato quando eles já deveriam estar exercendo esse mandato é algo que não tem como devolver depois. Os dias que passaram não vão ser devolvidos para Amazonino e Bosco Saraiva. Quando chegar 31 de dezembro de 2018 eles necessariamente vão ter de sair do poder executivo, então não há como devolver isso", afirmou Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal Região Amazônica Criado por Templateism.com Customizado por © Jmil Alves (92) 99271-3330

Copyright © 2015 Região Amazônica. Todos os direitos reservados.. Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates